Concurso de gastronomia leva estudante de Etec para Itália

Alunos matriculados nos cursos técnicos de Alimentos, Cozinha, Eventos e Nutrição e Dietética, nas modalidades modular ou integrada ao Ensino Médio, têm até 15 de outubro para se inscrever

4 de outubro de 2021 10:17 am Etec, Institucional

Etec Santa Ifigênia será sede da final do concurso que vai premiar a receita mais saborosa e criativa l Foto: Divulgação

A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza (CPS) abriu inscrições para a terceira edição do concurso de gastronomia Uma massa criativa dentro da tradição italiana. Estudantes dos cursos técnicos de Alimentos, Cozinha, Eventos e Nutrição e Dietética – nas modalidades modular ou integrada ao Ensino Médio – têm até 15 de outubro para se inscrever pela internet.

Para participar da competição, que é realizada em parceria com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), os candidatos devem usar a criatividade e conhecimentos culinários para criar uma receita original e inovadora. O vencedor ganha um curso teórico e estágio na sede do Icif, o Castelo de Costigliole d’Asti, na região de Piemonte, na Itália.

“Essa bolsa de estudos é uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal para o estudante”, diz a assessora de Relações Internacionais, Marta Iglesis. Ao todo, serão classificados seis estudantes para a final, que será disputada na Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia. O autor da receita vencedora vai passar 13 semanas na Itália.

O risoto que te leva para a Itália

A última contemplada com a bolsa de estudos para estudar na Itália foi a professora da Etec João Gomes de Araújo, de Pindamonhangaba, Ana Rosa Siqueira. Em 2020, ela venceu o concurso CPS & Icif: O risoto que te leva para a Itália, com a receita Risoto caboclo da Mantiqueira.

Foi a primeira vez que a ARInter organizou concurso de culinária para premiar educadores da instituição. Em anos anteriores, as alunas Mariane Félix, da Etec Júlio de Mesquita, de Santo André; e Thayná Cruz, da Etec Carlos de Campos, da Capital; receberam bolsas de estudos pelo Icif depois de participarem de desafios semelhantes.