Comunidades de Guarulhos terão cursos rápidos do CPS

Auxiliar de Logística e Manicure e Pedicure são os novos temas que formarão profissionais certificados com 48 horas-aula; inscrições vão até dia 6 de março

2 de março de 2022 3:53 pm Etec, Fatec

Auxiliar de Logística é um dos cursos que serão oferecidos em Guarulhos | Foto: aleksandarlittlewolf – www.freepik.com

Dois cursos do programa Qualificação Básica e Formação Inicial Continuada (QBFic), do Centro Paula Souza (CPS), têm início no dia 16 de março em comunidades de Guarulhos, na Grande São Paulo: Auxiliar de Logística, no Parque Seringueira, e Manicure e Pedicure, no Jardim Bela Vista.

São oferecidas 20 vagas para cada curso. O interessado precisa ser alfabetizado, ter a partir de 16 anos e morar na comunidade. Todos os protocolos sanitários serão seguidos à risca durante as aulas, totalmente presenciais e com certificação.

O material utilizado é cedido pela Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do CPS, enquanto a Central Única das Favelas (CUFA), organização nãogovernamental formada em 1999, providencia as instalações em que os dois cursos ocorrerão. Manicure e Pedicure foi escolhido em razão de uma demanda identificada pela CUFA, já que em boa parte das casas, as mulheres são o esteio da família.

Nesse momento, a iniciativa está restrita à Grande São Paulo. “Estamos oferecendo esses cursos próximo à Capital por uma questão de logística. Mas todas as Etecs e Fatecs serão muito bem-vindas”, diz a coordenadora da Ufiec, Marisa de Souza.

Márcio Roberto de Oliveira, liderança da CUFA em Guarulhos, pretende expandir os cursos para outros bairros. E fala com propriedade: nasceu na comunidade e conhece a realidade de lugares em que 70% dos trabalhadores se valem de empregos informais. “O caminho é fomentar o empreendedorismo, levar as pessoas a exercerem uma atividade e, assim, garantir o seu sustento, diz.

É a mesma linha de pensamento da coordenadoria da Ufiec. Para este ano, Marisa conta que a ideia é aumentar a inserção do programa QBFic nas comunidades carentes, a exemplo do que já vem ocorrendo desde 2020, com a fabricação e distribuição de máscaras para prevenção à Covid-19, além de cursos alinhados com os interesses dos jovens, como o de Grafite, realizado em Tiquatira, zona leste da Capital. “São cursos rápidos que operam verdadeiras transformações nas pessoas. Funcionam como uma janela para o mundo fora das comunidades”, comenta.

As inscrições vão até o dia 6 de março. Com início na quarta-feira, 16, as aulas serão ministradas em 12 dias. Os horários são diferentes: Auxiliar de Logística acontece das 18 às 22 horas; Manicure, das 13 às 17h10.

Informações e inscrições:

Auxiliar de Logística
forms.gle/8b7cwnkWSgk9HeeC6

Manicure e Pedicure
forms.gle/CWLspJ9Uh9Vqynjn9

Compartilhe


Veja também