Em simulação, alunos de Etec trilham caminho da diplomacia

Em evento presencial, os estudantes colocam em prática os ensinamentos que vêm recebendo desde abril, quando o programa foi implantado em quatro unidades

14 de dezembro de 2022 2:33 pm Institucional

Na semana da apresentação, os jovens ensaiam para da simulação de uma Assembleia da ONU | Foto: Divulgação

Na quinta-feira (15), às 8h30, alunos de duas turmas da Escola Técnica Estadual (Etec) Jorge Street, de São Caetano do Sul, assumem o papel de delegados e secretários de uma assembleia das Organizações das Nações Unidas (ONU).  Trata-se, é claro, de uma simulação. Para isso, os estudantes do 2º ano do curso de Administração e do 1º ano de Mecatrônica estão se preparando desde abril, ocasião em que a Etec Jorge Street foi uma das unidades, entre as Etecs, a implantar o Modelo de Simulação da ONU para o Ensino Médio (Monuem).

O projeto é uma parceria do Centro Paula Souza (CPS) com o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (Eresp), que ampliou a cultura das simulações, antes restrita às escolas particulares, também aos institutos de ensino público.

“O Monuem prepara o aluno para ser um cidadão do mundo globalizado, com argumentações consistentes e comprometimento com o que produz e a profissão também é uma forma de comprometimento”, exalta Fabio Gomes, da Cetec Capacitações, que coordena a parceria do Eresp com o CPS e as Etecs credenciadas: além da Jorge Street, a Júlio Cardoso, de Franca, a Júlio de Mesquita, de Santo André, e a Takashi Morita, de Santo Amaro, e a Gildo Marçal Bezerra Brandão, de Perus.

Mas a experiência vai além. Os estudantes aprendem pesquisas profundas – base das simulações. A turma escolhe os colegas que farão o papel de delegados, responsáveis pela defesa de uma pauta. Os demais fazem as vezes de secretários, que assessoram os delegados munidos de informações que sustente a argumentação.

Defesa da pauta em vários idiomas

No universo da diplomacia, dominar vários idiomas também é uma necessidade. Os alunos da Jorge Street devem falar em inglês, francês, espanhol e japonês, acompanhados de um intérprete de libras. No auditório da escola espera-se a presença de empresários da região e de representantes de consulados e embaixadas dos treze países representados, além do Brasil: Argentina, México, Peru, Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Japão, Índia, China, Rússia, Marrocos e África do Sul.

É preciso que o tema esteja alinhado com um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Os alunos da Jorge Street elegeram o que versa sobre cidades e comunidades sustentáveis.

O Monuem conta com o apoio do Escritório de Relações Internacionais San Tiago Dantas, que reúne os estudantes de Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pontifícia Universidade Católica (Puc). São os jovens dessas instituições que orientam os alunos das Etecs no treinamento para a apresentação.

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