Filtro de Daltonismo

Começa aplicação do Provão Paulista nas séries iniciais do Ensino Médio

Avaliação seriada permite acesso direto de estudantes da rede pública a cursos superiores gratuitos; confira recomendações para as provas e conteúdos abordados

11 de novembro de 2024 8:26 am Avaliações, Etec, Fatec

Para fazer as provas é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto e levar caneta azul ou preta | Foto: Roberto Sungi

Nesta segunda (11) e terça-feira (12), o exame do Provão Paulista será aplicado a estudantes matriculados na primeira e segunda séries do Ensino Médio e Integrado das escolas estaduais da Secretaria da Educação (Seduc-SP), Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) e outras redes públicas de São Paulo e do País. No caso das Etecs, escolas estaduais, escolas municipais que aderiram ao Provão Paulista e escolas das universidades estaduais, os alunos farão as provas na própria unidade onde estudam. Não há necessidade de inscrição. Basta comparecer no dia e horário determinado para cada turma.

Para estudantes da segunda série do Ensino Médio, a avaliação terá início às 8 horas e os portões serão fechados às 7h45. Já os alunos da primeira série farão as provas a partir das 14 horas e os portões serão fechados às 13h45, em ambos os dias. Cada estudante terá quatro horas em cada um dos dias para fazer o Provão Paulista. A permanência mínima na sala é de duas horas.

Mesmo quem frequenta as aulas em período diferente deverá comparecer no horário determinado. Jovens que trabalham podem pedir a comprovação da participação nas provas, na secretaria da escola. O exame é aplicado anualmente nas três séries do Ensino Médio e Integrado. Os estudantes matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio devem obrigatoriamente participar da avaliação deste ano, uma vez que a nota de todas as edições serão consideradas quando o participante estiver na terceira série e quiser disputar uma vaga no Ensino Superior.

No total, serão 90 questões de múltipla escolha, com a obrigatoriedade do preenchimento do cartão de respostas nos dois dias de provas, 45 em cada aplicação. Na segunda-feira (11), os alunos responderão a questões de língua portuguesa, língua inglesa, física, química e biologia. No segundo dia, serão aplicadas questões de matemática, história, geografia e sociologia. Não há redação para as séries iniciais do Provão.

Avaliação seriada

Em sua segunda edição, a avaliação seriada do Governo de São Paulo permite acesso direto a cursos superiores gratuitos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Ao todo, estão previstas 15.380 vagas para 2025, com ingresso dividido entre o primeiro e o segundo semestre. As normas da avaliação seriada, o cronograma e a relação completa de vagas podem ser consultadas no Edital de Participação.

Para fazer as provas é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto e levar caneta de tinta azul ou preta, com corpo transparente. Em caso de documento digital, deve ser apresentado no aplicativo oficial. Não serão aceitas imagens e prints. É importante chegar com antecedência. Não será permitida a entrada após o horário. Celulares e outros equipamentos eletrônicos serão proibidos e deverão ficar desligados e guardados. A organização do provão recomenda aos alunos que levem uma garrafa de água para hidratar-se durante a avaliação. Lanches também são permitidos.

Em cidades com feriado nos dias 11 e 12, a reaplicação está prevista para os dias 2 e 3 de dezembro. Quem faltar à escola nos dias oficiais de aplicação não terá direito à reaplicação.

Indicação de cursos

Os estudantes matriculados na terceira série devem indicar, até dia 29, as opções de cursos superiores que desejam concorrer a uma vaga, com ingresso no primeiro semestre de 2025, pelo Portal do Provão Paulista, disponível no endereço: provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.

Para selecionar as vagas, é necessário informar o número de Registro do Aluno (RA), identificação fornecida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aos estudantes de todos os estabelecimentos de ensino localizados no Estado. O número do RA é diferente do Registro de Matrícula (RM) no CPS e pode ser obtido no sistema acadêmico ou na secretaria da Etec.

É possível escolher até oito cursos para ingresso no primeiro semestre de 2025, em ordem de prioridade de preferência do candidato, sendo duas opções para cada instituição: Unesp, Unicamp, USP e Fatec. Até dia 29 de novembro, o estudante poderá alterar as escolhas no site. Após o prazo final, o acesso ao portal estará disponível apenas para consulta. Os resultados dos exames serão divulgados a partir de 20 de janeiro de 2025.

Em março do ano que vem, haverá um novo processo de escolhas no Portal do Provão Paulista para ingresso no segundo semestre de 2025. Os estudantes poderão optar por quatro cursos nas Fatecs e quatro opções na Univesp.

Vestibular

Apesar de facilitar o ingresso em um curso superior gratuito, o Provão Paulista Seriado não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem do Vestibular das Fatecs ou das universidades, aumentando as chances de conseguir uma vaga no Ensino Superior.

Compartilhe


Veja também