Começou nesta terça-feira, 6, a 3.ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, com projetos inovadores de alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. A iniciativa reforça o estímulo […]
Começou nesta terça-feira, 6, a 3.ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, com projetos inovadores de alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. A iniciativa reforça o estímulo à criatividade, ao empreendedorismo e ao reconhecimento da responsabilidade social da instituição, além de integrar as unidades de ensino.
O objetivo do evento é divulgar projetos, produtos e serviços produzidos nas Etecs e Fatecs que possam colaborar para melhoria da qualidade de vida e da educação em cada região do Estado.
No primeiro dia, que coincidiu com o aniversário de 40 anos da instituição, o evento contou com as visitas do governador do Estado de São Paulo, José Serra; do secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; e da diretora superintendente do Paula Souza, Laura Laganá. “A feira mostra que nós não apenas temos um grande número de alunos nas escolas técnicas, como temos o melhor ensino técnico e tecnológico do Brasil. Padrão de qualidade, que é o que a gente quer em São Paulo”, disse Serra.
Foto: Gastão Guedes
Laura Laganá e José Serra visitam projeto.
Uma demonstração do interesse dos estudantes é a quantidade de projetos concorrentes na Mostra de Projetos, que neste ano dobrou: são 200 trabalhos de alunos dos ensinos Médio, Técnico e de graduação em Tecnologia, sob orientação dos professores, divididos nas categorias de atividades econômicas e ciências.
Os visitantes terão acesso a produtos e pesquisas nas mais variadas áreas, como linguiça vegetal, sorvete de cenoura, robô faxineiro e robô que ensina caminhos e serve sucos. “Essa feira é a cara de São Paulo: criatividade e empreendedorismo. É isso que o Estado representa”, elogiou Alckmin.
Foto: Raul de Albuquerque
Elenice Belmonte, chefe de gabinete da instituição, José Serra, Laura Laganá e Geraldo Alckmin, na abertura do evento.
Outros 36 trabalhos, entre programas e ações de Etecs e Fatecs, serão apresentados na área “Projetos em Destaque”: produtos fabricados nas unidades são comercializados no local, como mudas e pó de café, roupas, calçados, produtos orgânicos e artesanato, entre outros. A Feira também reserva espaço para cursos rápidos de capacitação para alunos e professores, além de oficinas, palestras, desfiles de moda e apresentações de música e dança.
“Essa é uma oportunidade que nós temos para mostrar a competência dos nosso alunos para transformar os conhecimentos adquiridos durante o curso conteúdo em idéias e soluções inovadoras”.
3.ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza
6 e 7 de outubro – das 13 às 21 horas
8 de outubro – das 10 às 16 horas (às 15 horas acontece a premiação dos vencedores)
Local: Expo Barra Funda
Rua Tagipuru, 1000 – Metrô Barra Funda
Entrada franca
www.cpscetec.com.br/feteps