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Com ‘Karaokê’, música inova aulas de inglês na Etec de Praia Grande

Criada pela professora Pepita Figueredo, experiência do ‘Karaotec” será apresentada neste sábado (12) no ‘VIII Seminário de Professores da Escola Pública’

11 de julho de 2025 9:14 am Institucional

Projeto educacional com ‘karaokê’ valoriza o protagonismo, o engajamento e a criatividade dos alunos em sala de aula l Foto: Divulgação

A proposta de utilizar o karaokê como ferramenta de ensino e aprendizagem vem transformando a forma como os alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Praia Grande se relacionam com a língua inglesa. Criado pela professora Pepita Figueredo, o projeto Karaotec: Metodologias Ativas no Aprendizado de Língua Inglesa une recursos audiovisuais, metodologias ativas e engajamento estudantil para tornar as aulas mais dinâmicas, significativas e inclusivas.

O projeto é desenvolvido no contexto da Semana Paulo Freire, iniciativa pedagógica das Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), e está fundamentado em teorias como o sociointeracionismo de Vygotsky, a pedagogia freiriana e a concepção de protagonismo juvenil. Os estudantes escolhem músicas em inglês que dialogam com os temas da semana, o que amplia o contato com vocabulário autêntico e expressões idiomáticas.

No Karaotec são formados corais com aproximadamente 40 vozes, o equivalente a uma turma inteira. Essa configuração favorece o desenvolvimento da oralidade por meio do canto, incorporando ainda elementos de dança e performance. “O aprendizadose torna mais lúdico e atrativo. Trabalhamos com três etapas articuladas: pesquisa musical, formação e apresentação de coral, e organização coletiva do evento”, explica Pepita.

Competências socioemocionais

Além do aspecto linguístico, o Karaotec também promove competências socioemocionais e habilidades práticas. A organização de um evento final envolve estudantes de diferentes cursos técnicos, como Administração, Marketing, Suporte Técnico e Segurança. Essa articulação, frisa Pepita, favorece o trabalho em equipe, o exercício da cidadania e o protagonismo dos jovens. Os próprios alunos cuidam da produção do evento, que é aberto à comunidade escolar.

A aluna Débora Duarte Freitas, da terceira série do curso técnico em Administração, participou de diferentes etapas e destaca o impacto que a experiência teve em sua formação pessoal e profissional. “Tenho muito carinho pelo projeto. Abriu as portas pra mim e aprendi a confiar em mim mesma pra organizar um evento.”

Já para Caroline Nunes Alves, da segunda série do mesmo curso, foi decisivo descobrir uma vocação: “Eu agradeço pela ótima experiência. Foi no Karaotec que eu descobri que amo organizar eventos e dar a todos uma experiência única.”

Reconhecimento acadêmico

Pepita entende que a experiência consolida o poder transformador da música na educação. “O Karaotec é uma ferramenta de transformação educativa, alinhando-se aos princípios de Paulo Freire ao fomentar a liberdade, o diálogo e a construção coletiva do conhecimento”, salienta.

Um relato sobre o projeto será apresentado neste sábado (12) pela professora, no VIII Seminário de Professores da Escola Pública – Compartilhando Saberes, que acontece no Centro Universitário Maria Antonia – USP, na Capital paulista. O seminário tem como objetivo promover a troca de boas práticas pedagógicas entre educadores de diversas áreas. 

A proposta também foi selecionada para outros eventos acadêmicos, como o Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica (Cbtecle), que ocorrerá em setembro, na Fatec Praia Grande.

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