Criada pela professora Pepita Figueredo, experiência do ‘Karaotec” será apresentada neste sábado (12) no ‘VIII Seminário de Professores da Escola Pública’
Projeto educacional com ‘karaokê’ valoriza o protagonismo, o engajamento e a criatividade dos alunos em sala de aula l Foto: Divulgação
A proposta de utilizar o karaokê como ferramenta de ensino e aprendizagem vem transformando a forma como os alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Praia Grande se relacionam com a língua inglesa. Criado pela professora Pepita Figueredo, o projeto Karaotec: Metodologias Ativas no Aprendizado de Língua Inglesa une recursos audiovisuais, metodologias ativas e engajamento estudantil para tornar as aulas mais dinâmicas, significativas e inclusivas.
O projeto é desenvolvido no contexto da Semana Paulo Freire, iniciativa pedagógica das Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), e está fundamentado em teorias como o sociointeracionismo de Vygotsky, a pedagogia freiriana e a concepção de protagonismo juvenil. Os estudantes escolhem músicas em inglês que dialogam com os temas da semana, o que amplia o contato com vocabulário autêntico e expressões idiomáticas.
No Karaotec são formados corais com aproximadamente 40 vozes, o equivalente a uma turma inteira. Essa configuração favorece o desenvolvimento da oralidade por meio do canto, incorporando ainda elementos de dança e performance. “O aprendizadose torna mais lúdico e atrativo. Trabalhamos com três etapas articuladas: pesquisa musical, formação e apresentação de coral, e organização coletiva do evento”, explica Pepita.
Competências socioemocionais
Além do aspecto linguístico, o Karaotec também promove competências socioemocionais e habilidades práticas. A organização de um evento final envolve estudantes de diferentes cursos técnicos, como Administração, Marketing, Suporte Técnico e Segurança. Essa articulação, frisa Pepita, favorece o trabalho em equipe, o exercício da cidadania e o protagonismo dos jovens. Os próprios alunos cuidam da produção do evento, que é aberto à comunidade escolar.
A aluna Débora Duarte Freitas, da terceira série do curso técnico em Administração, participou de diferentes etapas e destaca o impacto que a experiência teve em sua formação pessoal e profissional. “Tenho muito carinho pelo projeto. Abriu as portas pra mim e aprendi a confiar em mim mesma pra organizar um evento.”
Já para Caroline Nunes Alves, da segunda série do mesmo curso, foi decisivo descobrir uma vocação: “Eu agradeço pela ótima experiência. Foi no Karaotec que eu descobri que amo organizar eventos e dar a todos uma experiência única.”
Reconhecimento acadêmico
Pepita entende que a experiência consolida o poder transformador da música na educação. “O Karaotec é uma ferramenta de transformação educativa, alinhando-se aos princípios de Paulo Freire ao fomentar a liberdade, o diálogo e a construção coletiva do conhecimento”, salienta.
Um relato sobre o projeto será apresentado neste sábado (12) pela professora, no VIII Seminário de Professores da Escola Pública – Compartilhando Saberes, que acontece no Centro Universitário Maria Antonia – USP, na Capital paulista. O seminário tem como objetivo promover a troca de boas práticas pedagógicas entre educadores de diversas áreas.
A proposta também foi selecionada para outros eventos acadêmicos, como o Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Técnica e Tecnológica (Cbtecle), que ocorrerá em setembro, na Fatec Praia Grande.