Com impressora 3D, Fatec Bauru faz máscaras hospitalares


9 de abril de 2020

Compartilhe!

Diretor da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru (esq.) recebe EPIs doados pelo diretor da Fatec | Foto: Divulgação

Diretor da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru (esq.) recebe EPIs doados pelo diretor da Fatec | Foto: Divulgação

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Bauru mobilizou professores e alunos para fabricar Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) destinados aos profissionais de saúde em impressoras 3D. A unidade já produziu mais de 120 máscaras.

Na segunda-feira, 6, o diretor da Fatec, Sebastião Gândara Vieira, fez a entrega de 40 protetores para o departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde. Outras 40 unidades foram entregues para o Instituto Adolfo Lutz e mais 25 peças destinadas ao Instituto de Criminalística e Instituto Médico Legal de Bauru.

Na semana anterior, 17 máscaras de proteção já haviam sido entregues para médicos, enfermeiros, técnicos e pesquisadores do Instituto Lauro Souza Lima, voltado à pesquisa e ao tratamento de diversas doenças.

Agora, a unidade trabalha na produção de uma remessa de 40 máscaras, que atenderá uma encomenda da unidade de Saúde Familiar da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo.

Segundo Gândara, a faculdade dispõe da matéria-prima para fabricação de máscaras, como o filamento plástico e as lâminas de acetato. O fio é usado na fabricação do arco da máscara que suporta a placa de acetato e se encaixa na cabeça do profissional. “O produto garante uma barreira física de isolamento entre a pessoa e o ambiente hospitalar, laboratorial ou de pesquisa”, explica. “Essa experiência criou uma rede de solidariedade e uma oportunidade de aprendizado transdisciplinar, que reúne conhecimentos dos cursos de Sistemas Biomédicos, Automação Industrial, Redes de Computadores e Banco de Dados.”  

O sentimento de solidariedade contagiou a turma da Fatec e os voluntários trabalham em oficinas improvisadas em suas próprias casas, com impressoras 3D fabricadas pelos docentes da Fatec.