Centro Paula Souza vai avaliar cursos técnicos de escolas particulares

Com o objetivo de assegurar a qualidade da educação profissional no Estado de São Paulo, o Conselho Estadual de Educação (CEE) credenciou o Centro Paula Souza, órgão do governo estadual responsável pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e […]

20 de maio de 2011 5:57 pm Etec, Fatec

Com o objetivo de assegurar a qualidade da educação profissional no Estado de São Paulo, o Conselho Estadual de Educação (CEE) credenciou o Centro Paula Souza, órgão do governo estadual responsável pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), para emitir pareceres técnicos necessários para a criação e fiscalização de cursos profissionais nas escolas paulistas particulares.

A partir de um termo de cooperação assinado quarta-feira, 18, o Centro Paula Souza e outras três instituições  – Fundap, SENAI e SENAC – serão os únicos autorizados a emitir laudos sobre a qualidade dos cursos técnicos de nível médio no Estado. Para o CEE, os maiores beneficiados serão os estudantes, que passam a ter a garantia de cursos ao mesmo tempo mais adequados às diretrizes curriculares e a um mercado de trabalho em constante evolução.

“Em uma primeira etapa, o Centro Paula Souza vai emitir pareceres para cursos novos, e a partir de agosto começa a avaliação dos cursos que já estão em funcionamento”, explica Sebastião Mario dos Santos, da Supervisão Educacional do Centro Paula Souza. “Os especialistas vão analisar o Plano de Curso e visitar a escola para conferir se há infraestrutura necessária”, complementa.

O termo está baseado na Deliberação 105/ 2011 do CEE, segundo a qual um parecer técnico só pode ser emitido por instituições credenciadas. O Centro Paula Souza e demais credenciados deverão atuar junto aos supervisores das diretorias de ensino para padronizar procedimentos e regras em todo o sistema.

Compartilhe


Veja também