Centro Paula Souza premia participantes do Pets

Programa de Eficiência Energética, Tecnologia e Sustentabilidade (Pets) escolheu como mascote o boneco Tom, criado por estudante da Fatec Ribeirão Preto

31 de março de 2022 5:38 pm Etec, Fatec, Institucional

Ricardo Magalhães de Oliveira, Laura Laganá e Bruna Ferreira durante cerimônia de premiação | Foto: Roberto Sungi

Foram premiados nesta quinta-feira (31) os participantes da iniciativa que escolheu a mascote do Programa de Eficiência Energética, Tecnologia e Sustentabilidade (Pets) do Centro Paula Souza (CPS). Estavam presentes à cerimônia de premiação a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá; a presidente da Comissão de Eficiência Energética e coordenadora em exercício da Unidade de Infraestrutura (UIE), Bruna Fernanda Ferreira; e os membros da comissão do Pets: Joel Leandro de Moraes Neto (UIE), Walter Kussano (UIE), Jun Suzuki (Etec Bento Quirino, de Campinas), Rafael Vitor Degani de Oliveira (Etec Antonio de Pádua Cardoso, de Batatais) e Cristina Aires Elisei (Comissão Permanente de Regime de Jornada Integral (CPRJI).

O estudante do sexto semestre do curso superior de tecnologia de Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Ribeirão Preto, Ricardo Magalhães de Oliveira, conquistou o primeiro lugar na categoria desenho com um boneco inspirado em uma tomada e seu bonezinho verde, que nos faz lembrar da importância da preservação dos recursos naturais. Nomeado de Tom, ele foi escolhido como imagem oficial do Pets e irá ilustrar os materiais de divulgação do programa de sustentabilidade.

“Para mim, foi muito emocionante, pois eu tenho uma longa história no CPS. Concluí o curso técnico de Design de Interiores na Etec José Martimiano da Silva, de Ribeirão Preto, em 2007 e hoje estou finalizando a minha graduação na Fatec”, comenta Ricardo. “Poder ser reconhecido e contribuir com uma causa tão nobre, me motiva a continuar nesta jornada.”

Segundo o estudante, sua proposta de personagem surgiu em uma aula online de Gestão de Varejo, quando o professor Adriano Buzoli comentou sobre o concurso. “Olhei para a parede e me deparei com a nossa maior referência de contato com a energia: a tomada. Ela está em todo lugar e, se for utilizada de forma inteligente, pode ganhar vida e ‘ficar feliz’.”

O Pets foi lançado no dia 5 de junho de 2021 com o objetivo de envolver a comunidade na adoção de medidas para estimular o uso racional de água e energia elétrica no CPS. O programa está sendo implementado pela Comissão de Eficiência Energética, composta por membros da Unidade de Infraestrutura (UIE), Unidade de Gestão Administrativa e Financeira (Ugaf), Comissão Permanente de Jornada Integral (CPRJI), Inova CPS, Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Fatecs.

Vencedores na categoria desenho:

Município Unidade Nome do participante Mascote Colocação
Ribeirão Preto Fatec Ribeirão Preto Ricardo Magalhães de Oliveira Tom
Stefani Cristina Peres  Ecoboot
São Paulo Etec Prof. Adhemar Batista Heméritas Profa. Priscila Martins Diniz  Eco & Tec
Paola Ferreira de Oliveira Kado
Tupã Etec Prof. Massuyuki Kawano Bruno Sabino de Lima  Lumus

Vencedores na categoria nome dado à mascote:

Município Unidade Nome do participante Mascote Colocação
Ribeirão Preto Fatec Ribeirão Preto Stefani Cristina Peres  Ecoboot