Centro Paula Souza investe na modernização e melhoria de laboratórios

Como parte do processo permanente de modernização e atualização dos cursos e da estrutura das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, o Centro Paula Souza adquiriu neste primeiro semestre de 2010 diversos […]

29 de junho de 2010 2:28 pm Etec, Fatec

Como parte do processo permanente de modernização e atualização dos cursos e da estrutura das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, o Centro Paula Souza adquiriu neste primeiro semestre de 2010 diversos equipamentos e realizou reformas em laboratórios.

Na Etec de São Caetano do Sul, uma aula inaugural foi realizada para marcar a entrega oficial de duas bancadas que complementam o laboratório de Mecatrônica da unidade. Entregues pela a Festo, empresa de origem do segmento de automação industrial, o equipamento é fruto da conquista dos ex-alunos da instituição, Danilo Ferracini e Júlio Maranho que obtiveram o primeiro lugar na 1ª Competição Mecatrônica Centro Paula Souza, promovida pela empresa.

“O novo material vai possibilitar que os alunos façam simulações e montagens de circuitos, permitindo uma visualização do que aprendem na sala de aula”, explica Rosamaria Silva, coordenadora do curso de Mecatrônica. A inauguração fez parte das comemorações do 35º aniversário da Etec e contou com show musical de alunos e professores, além de palestras.

Na Fatec de Mogi Mirim, o investimento foi realizado em um laboratório de Pneumática e Hidráulica. O espaço conta com nove bancadas de pneumática e duas de hidráulica, que servirão para a prática dos cursos de Mecânica e Mecânica de Precisão. De acordo o diretor da unidade, André Giraldi, “com estes equipamentos e instalações, atendemos plenamente as necessidades didáticas de disciplinas dos cursos de Mecânica de Precisão e Projetos Mecânicos. Este laboratório também é parcialmente utilizado para outras disciplinas da área de eletrônica, pois todas as bancadas tem sensores indutivos, capacitivos e magnéticos”, afirma Giraldi.

Na Fatec São Paulo, no bairro do Bom Retiro, na Capital, foram inaugurados os laboratórios de Processamento e Caracterização de Materiais (LPCM) e de Processos Químicos e Físicos (LPFQ), ambos do curso de Tecnologia em Materiais, do departamento de Ensino Geral. Também foram reabertos, com os novos equipamentos, o laboratório de Materiais de Construção Mecânica (MCM) e o de Tratamento Térmico e Seleção de Materiais (TTSM) do departamento de Mecânica.

“O domínio de novas tecnologias serão fundamentais para a formação dos alunos e para suas vidas futuras quando, após formados, estiverem atuando no mercado de trabalho”, enfatizou Luciana Kassab, diretora da Fatec São Paulo.