Centro Paula Souza comemora aniversário de 10 anos de 11 Etecs

Neste dia 30 de março, o Centro Paula Souza comemora  o aniversário de dez anos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Atibaia, Avaré, Bauru, Carapicuíba, Fernandópolis, Franco da Rocha, Pirassununga, Ribeirão Pires, São Paulo (Etec Zona […]

30 de março de 2016 12:13 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Etec Zona Sul, da Capital, está entre as 11 unidades que comemoram sua primeira década em atividade

Neste dia 30 de março, o Centro Paula Souza comemora  o aniversário de dez anos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de Atibaia, Avaré, Bauru, Carapicuíba, Fernandópolis, Franco da Rocha, Pirassununga, Ribeirão Pires, São Paulo (Etec Zona Sul), Taquarituba e Tupã.

As unidades foram criadas em 2006 pelo governador Geraldo Alckmin. Os decretos foram publicados no dia 31 de março pelo Diário Oficial do Estado.

As 11 Etecs iniciaram suas atividades no primeiro semestre daquele ano, com um total de 1.264 alunos. Hoje, somam mais de 10,8 mil estudantes matriculados em diversos cursos técnicos, no Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) e no Ensino Médio.

Cada escola fará seu próprio calendário de eventos comemorativos. Nesta quarta-feira haverá solenidade oficial nas Etecs de Atibaia, Avaré, Carapicuíba, Fernandópolis, Pirassununga, Ribeirão Pires, São Paulo (Etec Zona Sul), Taquarituba e Tupã. As programações contarão com homenagens a ex-alunos, professores e autoridades, apresentações de estudantes, entre outras atividades.

A Etec de Carapicuíba, por exemplo, aproveitará a data para lançar uma rádio administrada por alunos do curso técnico de Multimídia, além de outras ações previstas para o decorrer do semestre. Mas as comemorações na unidade começaram no início do mês, com uma palestra realizada pelo presidente da multinacional Tata Consultancy Services (TCS), empresa especializada em serviços de Tecnologia da Informação (TI), para capacitar alunos da Etec e Fatec de Carapicuíba em temas da área de tecnologia e do mercado de trabalho.

Já a Etec de Franco da Rocha fará suas comemorações no final do mês de abril e inaugurará uma galeria com fotos de diretores. Em Ribeirão Pires, haverá uma solenidade em memória à patrona da Etec, a ex-diretora da unidade, profª Maria Cristina Medeiros.

Março fértil

O mês de março de 2006 também ficou marcado pela criação de oito Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Completaram dez anos de atividade no último dia 2, as Fatecs Carapicuíba, Itapetininga, Marília, Pindamonhangaba, Praia Grande, São José dos Campos, Tatuí e Zona Sul (na Capital). Saiba mais