Centro Paula Souza capacita instrutores para seus cursos de qualificação profissional

Para atender à crescente demanda por profissionais para ministrar os cursos de qualificação profissional oferecidos por projetos sociais conveniados ao Centro Paula Souza, a Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) oferece nesta terça-feira, […]

4 de agosto de 2015 12:19 pm Institucional

Para atender à crescente demanda por profissionais para ministrar os cursos de qualificação profissional oferecidos por projetos sociais conveniados ao Centro Paula Souza, a Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) oferece nesta terça-feira, 4, uma capacitação para novos instrutores. Há mais de 80 inscritos.

O objetivo é ensinar profissionais com domínio na área de serviços e de produção industrial a transmitir seus conhecimentos. A formação é voltada a especialistas das áreas de panificação, estética, automação industrial e construção civil, entre outras.

Após a capacitação, eles estarão aptos a trabalhar em programas como o Via Rápida Emprego, junto ao Fundo Social Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), à Fundação Casa, entre outros. Esses profissionais passarão a integrar o banco de currículos do Centro Paula Souza.

O principal mote é transmitir aos instrutores o conhecimento pedagógico necessário para lidar com o público-alvo desses programas, formado por adultos de baixa escolaridade que necessitam de aulas práticas para conseguir melhores empregos rapidamente.

Domínio prático

“O professor com maior conhecimento técnico nem sempre é o mais indicado”, explica a coordenadora da Ufiec, Clara Maria de Souza Magalhães. Para ela, é essencial que os instrutores de cursos de qualificação profissional tenham domínio prático e consigam transmitir com clareza e objetividade seus conhecimentos, tendo em mente o contexto social de seus alunos. “Nós queremos sensibilizar esse grupo de profissionais. O objetivo é que esses instrutores se apropriem desse mercado, que se conscientizem de que existe esse trabalho a fazer”, afirma.

A capacitação será intensiva, das 9 às 16 horas. Durante todo o dia, os participantes conhecerão os projetos atendidos pela Ufiec, os objetivos dos cursos, as políticas inclusivas do Centro Paula Souza e os regimes de prestação de serviço. Receberão, ainda, orientações de como preparar uma aula e participarão de dinâmicas de grupo.

Compartilhe


Veja também