Em 2025, mais 10 CEUs começaram a contar com cursos do CPS, totalizando 47 unidades e mais de 3 mil matrículas; parceria já atendeu mais de 40 mil estudantes desde 2009
Fernando Padula e Clóvis Dias assinaram termo aditivo do convênio, na Administração Central do CPS | Foto: Roberto Sungi
O Centro Paula Souza (CPS) e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), anunciaram a ampliação da oferta de cursos técnicos para mais 10 Centros Educacionais Unificados (CEUs), chegando a 47 unidades na Capital. Outra novidade é a implantação do Ensino Médio integrado ao Técnico em 17 CEUs, com aulas no período noturno. Durante evento, nesta quarta-feira (19), na Administração Central da instituição, na Capital, o diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias, e o secretário Municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula, assinaram um termo aditivo do convênio.
Os dez CEUs que passaram a compor a parceria, neste ano de 2025, são Formosa, Jardim Paulistano, Navegantes, Paraisópolis, Paz, Tiquatira, Três Pontes, Uirapuru, Pêra Marmelo e Água Azul. Também foram criadas 625 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em unidades municipais, distribuídas entre seis opções de formação profissional: Administração, Eventos, Logística, Marketing, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos. Veja os detalhes na tabela abaixo.
Educação de qualidade
O diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias, ressaltou a necessidade do jovem de periferia conseguir um bom emprego para ajudar sua família. “Com a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nos CEUs, estamos garantindo ao estudante o acesso a uma educação básica de qualidade, e ao mesmo tempo, a oportunidade de aprender uma profissão em nível técnico com alto índice de empregabilidade”, destacou.
“Estamos ampliando e fortalecendo ainda mais essa parceria que está transformando a realidade dos estudantes com oportunidades de qualificação. Além da Rede Uniceu, que oferece cursos de graduação, estamos promovendo novas oportunidades para garantir o acesso à formação e qualificação profissional para todas as idades”, enfatizou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.
Parceria de sucesso
O convênio entre Governo do Estado e Prefeitura da Capital para oferta de cursos de Etecs nos CEUs teve início em 2009, em 10 unidades, com 1.260 vagas disponíveis. Atualmente são mais de 3 mil alunos matriculados, em uma parceria que já atendeu mais de 40 mil estudantes.
Firmado por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, o convênio funciona no modelo de classes descentralizadas, em conjunto com uma Escola Técnica Estadual (Etec) da região. Neste formato, o CPS fica responsável pelos cursos e pela certificação dos alunos, enquanto a Prefeitura oferece a infraestrutura. A forma de ingresso é pelo Vestibulinho, organizado a cada seis meses, com exceção do curso integrado que ocorre anualmente.
Centros Educacionais Unificados (CEUs) que começaram a oferecer cursos integrados de Etecs em 2025 | |||
CEU | Etec Responsável | Curso integrado | Vagas |
CEU Parque Anhanguera | Etec Prof. Basilides de Godoy | Administração | 35 |
Logística | 35 | ||
Recursos Humanos | 35 | ||
CEU Aricanduva | Etec de Vila Formosa | Eventos | 30 |
CEU Butantã | Etec de São Paulo | Marketing | 30 |
CEU Cantos do Amanhecer | Etec Carolina Carinhato Sampaio – | Administração | 30 |
CEU Capão Redondo | Etec Carolina Carinhato Sampaio | Logística | 30 |
CEU Jambeiro | Etec de Guaianazes | Serviços Jurídicos | 35 |
CEU Jaguaré | Etec Prof. André Bogasian | Administração | 30 |
CEU Jardim Paulistano | Etec Paulistano | 30 | |
CEU Navegantes | Etec Irmã Agostina | 35 | |
CEU Parque Bristol | Etec Jorge Street | 30 | |
CEU Pêra Marmelo | Etec Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara | 30 | |
CEU Perus | Etec Perus – Gildo Marçal Bezerra Brandão | Recursos Humanos | 30 |
CEU São Miguel – Luiz Melodia | Etec Zona Leste | Administração | 30 |
CEU Tiquatira | Etec de Tiquatira | Logística | 30 |
CEU Três Lagos | Etec Carolina Carinhato Sampaio | Administração | 30 |
CEU Três Pontes | Etec de Itaquaquecetuba | 30 | |
CEU Vila Rubi – Jornalista Alexandre Kadunc | Etec Irmã Agostina | 30 | |
Recursos Humanos | 30 |
Veja fotos da cerimônia