Cantina Virtual promove alimentação saudável, reduz gastos e filas

Projeto criado na Escola de Inovadores agiliza atendimento, ao mesmo tempo em que oferece controle aos pais e responsáveis sobre qualidade da alimentação dos alunos

14 de março de 2024 10:01 am Institucional

Ferramenta online antecipa vendas, com pagamento via PIX ou crédito no app | Foto: Divulgação

O aplicativo Cantina Virtual surgiu do interesse em resolver os problemas de pais, que
têm dificuldade em controlar a alimentação dos filhos em ambiente escolar e dos donos de cantinas, que recebem todos os pedidos simultaneamente no horário do recreio, o que tende a gerar filas e desperdício.

“Nós nem temos filhos ainda, mas estávamos incomodados com essas questões. Entendi que uma plataforma online poderia facilitar a vida de todos”, explica o analista de sistemas Guilherme de Souza Reis, morador de São José do Rio Preto.

Ao lado do analista de suporte João Pedro Pereira Dias, Guilherme se inscreveu na Escola de Inovadores do Centro Paula Souza (CPS), um curso de extensão online gratuito, organizado pela Inova CPS, com objetivo de ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em modelos de negócios.

“Na sequência, o Cantina Virtual foi um dos projetos selecionados para a Vitrine Inova CPS, etapa seguinte da Trilha de Empreendedorismo e Inovação do CPS, onde os participantes têm acesso a uma série de webinars e sessões de mentorias durante um período de aproximadamente três meses”, explica o agente de inovação do CPS e professor da Fatec Pindamonhangaba, Paulo Quintairos.

O projeto avançou ainda para a terceira e última fase da trilha, o programa intensivo de aceleração Acelera Inova CPS. A etapa reúne os 20 melhores participantes da Vitrine, com maior potencial de mercado, para mentorias especializadas na captação de recursos financeiros. Na oportunidade, foi desenvolvido um plano de negócios, visando preparar o projeto para participar de editais de fomento e processos de incubação.

“Com o suporte do CPS, tivemos a oportunidade de olhar para o projeto de forma mais gerencial, não só como um software, mas sim como uma empresa. Entendemos como setorizar e separar as responsabilidades de acordo com cada necessidade”, explica Guilherme.

Como funciona

A ferramenta online permite a venda de lanches, em que os pedidos podem ser gerados e pagos a distância – pelos alunos ou responsáveis. Para os pais, o histórico registrado facilita o controle de gastos e da qualidade de alimentação consumida, além da possibilidade de agendamento dos pedidos, que traz grande ganho de tempo.

Para os cantineiros, o pedido antecipado permite uma produção mais organizada, reduzindo filas, possibilitando receber maior quantidade de pedidos e ainda ter um melhor controle financeiro. Para os administradores de cantina, a interface de gerenciamento permite a melhor organização de estoque e tomada de decisão, fazendo com que o processo de vendas não precise mais de fichas ou cadernos para anotações.

“Estamos com o software na versão MVP (da sigla em inglês para produto mínimo viável), em constante evolução. Buscamos clientes para implementar e realizar validações”, diz.

O Cantina Virtual pode ser adotada desde escolas primárias até faculdades. O modelo de negócio, baseado em cobrança de mensalidade, se sustenta pela possibilidade de economia do cantineiro.

“Como diferencial, temos a possibilidade de pagamento via PIX ou créditos inseridos na plataforma, que pode ser acessada de qualquer dispositivo ligado à internet – celular, computador ou tablet”, explica.

Inscrições abertas

O CPS está com inscrições abertas para a 18ª edição da Escola de Inovadores. Qualquer interessado pode participar e não há limite de vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até domingo (17) pelo site www.cps.sp.gov.br/escoladeinovadores.

Em formato online, o curso tem duração de 40 horas, distribuídas por sete encontros semanais, ao vivo, aos sábados pela manhã.  Entre os temas abordados estão gestão empresarial básica, comunicação e marketing, tecnologia aplicada aos negócios, abertura e manutenção de empresas, inspiração, ideação, prototipagem e ferramenta de modelagem de negócios Canvas. O participante conta ainda com mentoria para construir seu plano de negócios com foco em demandas atuais de mercado e características da economia regional.

Compartilhe


Veja também