Canal do CPS no YouTube tem videoaula sobre raciocínio lógico

Professor Fabio Aparecido, da Etec de Jacareí, já teve dificuldades com a matemática; hoje busca oferecer aulas atrativas usando cubo mágico e Sudoku, entre outros instrumentos

24 de abril de 2019 11:13 am Etec, Fatec, Institucional

Professor Fabio Aparecido, da Etec de Jacareí, já teve dificuldades com a matemática; hoje busca oferecer aulas atrativas

Já está no ar mais uma videoaula do projeto Aulas Fundamentais desenvolvido pelo Centro Paula Souza (CPS). Nesta semana, o professor de matemática Fábio Aparecido, da Escola Técnica Estadual (Etec) Cônego José Bento, de Jacareí, fala sobre o uso do kakuro, um jogo japonês, como ferramenta para desenvolver o raciocínio lógico.

O objetivo do projeto Aulas Fundamentais é mostrar o trabalho de educadores das Etecs e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e, ao mesmo tempo, servir de material para quem está se preparando para vestibulares, provas e concursos.

Fabio Aparecido busca formas de tornar as aulas mais interessantes, facilitando a compreensão de seus alunos. Para isso, já usou um foguete construído com garrafa pet, cubo mágico e Sudoku e aplicou geometria em dimensões reais no pátio da escola. A ideia do educador é promover, por meio de exercícios, o trabalho em equipe, a integração e troca de experiências entre os jovens, inclusive com propostas interdisciplinares, aliando matemática à física, informática, química e geografia.

Quem vê o empenho de Aparecido não imagina que ele já teve dificuldades com matemática quando criança. No Fundamental, ficou de recuperação todos os anos. A situação só mudou no Ensino Médio, quando uma professora lançou mão da linguagem de programação Basic e aplicações práticas para explicar a disciplina.  Isso despertou seu interesse e serviu de estímulo para ele começar a trabalhar na área de programação de computadores e iniciar uma graduação em Matemática.

Compartilhe


Veja também