Filtro de Daltonismo

Avaliadores destacam potencial empreendedor dos projetos da Feteps

Comissão composta por mais de 80 professores de Etecs e Fatecs analisou trabalhos expostos e atribuiu notas com foco em inovação, viabilidade de mercado e impacto na sociedade

3 de outubro de 2025 11:43 am Eventos, Inovação, Tecnologia

Grupo de avaliadoras durante os últimos momentos antes da entrega das notas finais dos projetos | Foto: Divulgação

Com uma prancheta na mão e o olhar atento a cada detalhe dos 157 projetos expostos na 16ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), mais de 80 professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais percorreram os estandes com a tarefa de avaliar e atribuir nota aos trabalhos que concorrem aos prêmios da mostra tecnológica.

Cada projeto é avaliado por três professores, que observam critérios como originalidade, inovação, viabilidade e rentabilidade da proposta, além de apresentação, postura da equipe, comunicação oral e impactos social, ambiental e econômico. E, com um peso maior na avaliação, os professores respondem à seguinte pergunta: o quanto você recomenda o projeto para um investidor?

“Nosso foco vai além do aspecto técnico. Buscamos projetos com perfil empreendedor, que mostrem viabilidade econômica e tenham condições de se tornar um novo negócio”, afirma Carlos Ribeiro, coordenador de projetos da Coordenadoria Geral de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza (CPS) e um dos responsáveis pela comissão de avaliadores da Feteps.

Olhar diversificado

Carlos conta que existe uma ampla diversidade de áreas de atuação dos avaliadores, englobando desde administração, tecnologia da informação e segurança do trabalho, até química, indústria e agronegócio. “Cada especialista enxerga um ponto de vista diferente na aplicação do projeto. Assim, os estudantes recebem um retorno mais completo e preciso sobre as propostas”, diz.

Em relação à intensidade do trabalho de avaliação nos primeiros três dias de evento, Carlos ressalta que a dinâmica foi constante e minuciosa. “Foram dias de imersão total, com os avaliadores dedicando atenção completa à análise criteriosa de cada projeto. A rotina incluiu visitas técnicas aos estandes e entrevistas detalhadas com as equipes.”

A professora Elizabete Calderon, uma das avaliadoras da Feteps, conta que procura criar um ambiente descontraído e acolhedor durante as conversas nos estandes para deixar os estudantes mais confortáveis. “Nosso papel não é aumentar a pressão sobre os jovens. Estamos aqui para celebrar o potencial criativo e reconhecer a competência que os trouxe até a etapa final”, ressalta.

Serviço
16ª Feteps do Centro Paula Souza
Local:
Distrito Anhembi – Expo 4
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – São Paulo/SP
Programação aberta ao público, com entrada gratuita:
3 de outubro: 10 às 16 horas
Premiação: a partir das 13 horas
Mostra virtual: feteps.cps.sp.gov.br/projetos/
Outras informações: feteps.cps.sp.gov.br
Credenciamento online gratuito

Compartilhe


Veja também