Autonomia das Fatecs é publicada no Diário Oficial

Saiu publicada na edição de sábado, 19, do Diário Oficial do Estado, a deliberação do Conselho Estadual de Educação (CEE) que concede autonomia universitária para as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), administradas pelo Centro Paula Souza. […]

21 de março de 2011 2:14 pm Fatec

Saiu publicada na edição de sábado, 19, do Diário Oficial do Estado, a deliberação do Conselho Estadual de Educação (CEE) que concede autonomia universitária para as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), administradas pelo Centro Paula Souza. O parecer aprovado na reunião ordinária do conselho, ocorrida na quarta-feira passada, também concedeu à instituição a competência de registrar diplomas – até então, apenas universidades tinham essa prerrogativa.

Agora as Fatecs podem criar e extinguir unidades e cursos, além de ampliar e reduzir vagas, como fazem os centros universitários e as universidades. Com isso, o Centro Paula Souza ganhará agilidade nos processos relativos ao ensino superior. A criação de um novo curso, por exemplo, que hoje é submetida ao CEE e pode levar até um ano, passa a ser decidida pela instituição. Também a ampliação de vagas pode ser determinada para efeito imediato.

“Inquestionavelmente este Conselho deve reconhecer a alta qualificação do Centro Paula Souza nas suas ações de educação tecnológica”, afirmam os relatores do parecer, conselheiros Arthur Fonseca Filho, Eunice Ribeiro Durham e Francisco José Carbonari. No texto, eles explicam ainda que o conselho considerou para a decisão o “vertiginoso crescimento qualitativo e quantitativo da oferta de Educação Tecnológica, de nível superior, pelo governo do Estado”, o que exigiu uma “solução mais corajosa e inovadora”, ou seja, a ampliação imediata da autonomia do Centro Paula Souza.

Há 40 anos a instituição oferece ensino superior tecnológico em suas unidades. Hoje são 49 Fatecs espalhadas por 46 cidades do Estado, atendendo cerca de 50 mil alunos em 55 cursos de graduação tecnológica. Nove em cada dez alunos formados estão empregados um ano depois de formados, segundo pesquisa do Centro Paula Souza.

Em entrevista ao portal UOL Educação, o presidente do CEE, Hubert Alquéres, afirmou que a autonomia vai facilitar procedimentos. “É uma decisão importante, porque desburocratiza e dá autonomia para um centro de qualidade reconhecida”, disse ao site. “No limite, tudo era aprovado, porque eles (Centro Paula Souza) fazem tudo muito bem feito. Foi um processo natural garantir a prerrogativa de universidade para as Fatecs.”

Compartilhe


Veja também