Assembléia Legislativa homenageia Centro Paula Souza

Foi realizada nesta quinta-feira, 8, na Assembléia Legislativa de São Paulo, uma sessão solene em homenagem aos 40 anos do Centro Paula Souza. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; o secretário adjunto de […]

8 de outubro de 2009 10:09 am Etec, Fatec

Foi realizada nesta quinta-feira, 8, na Assembléia Legislativa de São Paulo, uma sessão solene em homenagem aos 40 anos do Centro Paula Souza. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; o secretário adjunto de Gestão Pública, Marcos Monteiro; a diretora superintendente da instituição, Laura Laganá; o presidente da casa, Barros Munhoz; e o deputado Mauro Bragato, entre outras autoridades.

“É uma homenagem justíssima”, avaliou Alckmin, que ressaltou a importância da formação profissional para a economia nacional vai além dos altos índices de empregabilidade dos ex-alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais: “Muitos alunos vão se tornar empreendedores, pesquisadores, vão gerar empregos, criar riquezas para o país. Essa é a verdadeira modernidade”.

A instituição completou 40 anos na última terça-feira, 6, no momento em que passa pela maior expansão de sua história: em 2006, eram 26 Fatecs. A meta do Governo do Estado é dobrar esse número até 2010, chegando a 52 unidades – já são 47 Fatecs em funcionamento, o que representa, 90,38% da meta atingida em apenas dois anos e meio. No Ensino Técnico, o objetivo é chegar a 177 mil alunos (em cursos técnicos regulares, convênios com Secretaria de Educação, CEUS e curso a distância). Eram 126 unidades em 2006. Hoje são 167.

“O Centro Paula Souza é um orgulho para todos os paulistas e brasileiros que sabem da importância da educação profissional”, afirmou Munhoz. Em seu discurso, Bragato, deputado que solicitou a homenagem, acrescentou que a instituição, ao longo de sua história, “tornou-se referência no Brasil e na América Latina”.

Receberam homenagens especiais Laura Laganá, a presidente do Conselho Deliberativo, Yolanda Silvestre, diretores de Etecs e de Fatecs. Ao agradecer a homenagem, a diretora superintendente lembrou da importância da Assembléia Legislativa na história recente da instituição. “Essa casa esteve ao nosso lado em momentos decisivos, como na aprovação do Plano de Carreiras e da nossa reestruturação. Tudo isso nos fortaleceu diante desse imenso desafio que o Governo do Estado nos colocou, de realizar a maior expansão da história do ensino profissional de São Paulo”.