Assembleia aprova criação da Universidade Virtual do Estado

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou na terça-feira, 19, o Projeto de Lei que institui a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A fundação terá autonomia […]

22 de junho de 2012 10:00 am Fatec

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou na terça-feira, 19, o Projeto de Lei que institui a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A fundação terá autonomia universitária e oferecerá tanto cursos próprios como em parceria com o Centro Paula Souza e as três universidades estaduais – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). A lei agora deverá ser sancionada pelo governador Geraldo Alckmin.

Com a criação da quarta universidade pública paulista, a oferta no ensino superior público paulista passará das atuais 32 mil vagas para 40 mil.  Para o coordenador da Univesp, Carlos Vogt, isso contribui para a democratização do acesso ao conhecimento. “Estamos preocupados em ampliar quantitativamente a oferta de vagas para o jovem egresso do ensino médio e qualitativamente oferecer a ele cursos com o compromisso da formação crítica e da competência profissional.”

Nos primeiros anos estão previstos os cursos de licenciatura em Língua Portuguesa e em Matemática, bacharelado em Sistemas para Comércio Eletrônico e em Segurança da Informação, Tecnologia em Processos Gerenciais (em parceria com o Centro Paula Souza), licenciatura em Ciências, Engenharia da Computação e Engenharia de Produção, especialização em Formação de Educadores para Linguagem Brasileira de Sinais – Libras e especialização em Formação de Professores de Engenharia, entre outros.

 

Processos Gerenciais

O Centro Paula Souza aguarda apenas o credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para iniciar o ensino tecnológico a distância. “Avaliadores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ligado ao MEC) vão visitar seis dos nossos polos de ensino a distância em julho e agosto como parte desse processo”, afirma Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador do Ensino Superior do Centro Paula Souza.

O primeiro curso oferecido será o de Tecnologia em Processos Gerenciais do Paula Souza em regime semipresencial. Os aprovados no processo seletivo terão de escolher um polo dentro do Estado de São Paulo – uma das 52 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) cadastradas – onde deverão comparecer para atividades e avaliações. Cerca de 25% do curso será presencial: aulas que exijam equipamentos ou softwares específicos, por exemplo, serão desenvolvidas nos laboratórios das Fatecs. A expectativa é que, a partir de 2013, já sejam oferecidas 3.200 vagas anuais.

Mais de 80 professores de ensino superior do Centro Paula Souza foram treinados para elaborar o material didático do curso, que inclui vídeos de resolução de problemas e apresentação de disciplinas, animações e até mesmo jogos virtuais. Adaptações foram feitas para o ambiente virtual com base no curso tecnológico de Gestão Empresarial, oferecido pelas Fatecs.

Já está em estudo no Centro Paula Souza a criação de outros cursos tecnológicos à distância nas áreas de Museologia e Restauro, em que faltam profissionais.

Compartilhe


Veja também