App de alunos da Etec de Campo Limpo Paulista é finalista em Maratona FIAP Google

Um aplicativo desenvolvido por três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Campo Limpo Paulista, que auxilia alunos e professores na organização dos estudos, está entre os nove finalistas da Maratona de Aplicativos FIAP (Faculdade […]

28 de novembro de 2014 3:49 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Os estudantes Ítalo Fontes Ferreira, Jose Lisboa Silva Junior, e Gustavo Camargo da Silva, criadores do app Tony

Um aplicativo desenvolvido por três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Campo Limpo Paulista, que auxilia alunos e professores na organização dos estudos, está entre os nove finalistas da Maratona de Aplicativos FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) – Google. Participam alunos do Ensino Médio de todo o Brasil, com a apresentação de 84 aplicativos.

O app “Tony – Auxílio Escolar” foi criado pelos estudantes José Lisboa Silva Junior, Gustavo Camargo da Silva e Ítalo Fontes Ferreira, que cursam o 1º ano do técnico de Informática integrado ao Médio. Para participar, os interessados precisavam criar um aplicativo para smartphones e tablets que rodam com o sistema operacional Android para melhorar a vida dos alunos, da própria escola ou da educação no Brasil.

De fácil navegação, o “Tony” oferece um menu com as opções: Estudos, Jogo, Anotações Cronograma, Estatísticas e Dados sobre o aplicativo. Clicando no item Anotações, por exemplo, o aluno pode criar uma nota e depois compartilhá-la automaticamente com colegas via Whatsapp ou Facebook. Na função Cronograma, o usuário pode organizar com rapidez o horário de aulas, provas e entrega de trabalhos. No item Estatísticas, é possível calcular a média nas disciplinas.

Os alunos da Etec conceberam o Tony em dois meses. “Passamos noites acordados desenvolvendo o projeto”, conta José. Segundo ele, o aplicativo procura organizar informações relativas às aulas, datas de entrega de trabalhos e provas que possam ser compartilhadas com ajuda da tecnologia.

Para criar seus aplicativos, os estudantes precisaram trabalhar com a plataforma App Inventor, ferramenta elaborada pelo Google em parceria com Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Apesar de estarem no 1º ano do curso, os três alunos da Etec já haviam desenvolvido um aplicativo de controle de finanças pessoais em outra plataforma.

A equipe vencedora da maratona será anunciada no dia 2 de dezembro. Todos os integrantes do grupo vão receber um kit com quatro prêmios: acesso livre para qualquer curso na FIAP, um Chromebook, um smartphone Nexus 5 e um Chromecast.

Compartilhe


Veja também