Aplicativo criado na Etec de Batatais auxilia apreciadores das obras de Cândido Portinari

Município é conhecido por ter o maior acervo sacro do pintor brasileiro; App Santuário Digital permite acesso a informações complementares sobre os quadros por meio de um leitor de QR Code, com opção de escolha entre três idiomas

17 de novembro de 2017 8:46 am Etec

Projeto foi desenvolvido por nove alunos e dois professores do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio | Foto: Divulgação

Projeto da Escola Técnica Estadual (Etec) Antônio de Pádua Cardoso, de Batatais, o aplicativo Santuário Digital surgiu de uma parceria entre a escola e a Secretaria Municipal da Estância Turística de Batatais. A intenção é unir tecnologia com a arte do pintor paulista Cândido Portinari (1903-1962), já que a cidade é conhecida por ter o maior acervo sacro de obras do artista.

A organização do Santuário Bom Jesus da Cana Verde planeja disponibilizar nos próximos meses uma opção para o visitante ter acesso a informações complementares via aplicativo. Os detalhes das obras serão acessados por meio de um QR Code. Basta apontar a câmera do celular para a imagem com uma função do aplicativo e as informações aparecem automaticamente na tela.

O projeto foi desenvolvido por nove alunos do curso técnico de Informática integrado ao Médio: Arthur Ferro, Catarina Nascimento, Diego da Silva, Giulia Guedes, Ítalo Nunes, Julia Bressan, Paulo Oliveira, Thiago Vicentini e Thiago Abreu. Dois orientadores acompanharam o trabalho: Valnei dos Reis e Viviana Zanella, ambos professores de planejamento e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Idiomas

“A partir da escolha do idioma, espanhol, inglês ou português, o usuário poderá navegar remotamente e ter acesso a informações resumidas sobre as obras”, afirma Reis.

Na semana que vem, no dia 22 de novembro, o projeto será apresentado na Câmara Municipal. De acordo com Reis, os QR Codes já foram gerados e devem ser instalados abaixo das obras expostas nos próximos meses.

Em uma outra etapa, a ideia é ampliar as funções do aplicativo para fomentar o turismo local, informando locais para alimentação, lojas, detalhes da praça central e festas que utilizam o entorno do Santuário, como a festa de San Genaro, por exemplo.

Natural de Brodowski, no interior de São Paulo, Portinari é autor de quase cinco mil obras. Entre seus principais trabalhos estão os painéis Guerra e Paz, instalado na sede da ONU em Nova York (EUA); o mural da Biblioteca do Congresso de Washington (EUA) e quadros como Mestiço, Favelas, O Lavrador de Café, Retirantes, A Primeira Missa no Brasil, Tiradentes, Chegada de D. João VI à Bahia, entre outros.