Aplicativo de compras pela internet mira em demanda da terceira idade

Comprar pela internet já virou um hábito para boa parte dos consumidores brasileiros. Ainda que o e-commerce não atinja a maioria da população, a satisfação de quem já experimentou o serviço registra índices elevados, de […]

15 de fevereiro de 2016 3:54 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Iniciativa foi premiada na Feteps de 2015

Comprar pela internet já virou um hábito para boa parte dos consumidores brasileiros. Ainda que o e-commerce não atinja a maioria da população, a satisfação de quem já experimentou o serviço registra índices elevados, de 92% de aprovação, segundo pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) publicada em março de 2015. A estudante de Sistemas para Internet da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) de Jaú, Noemi Almeida Bucci, se enquadra nessas estatísticas. Tanto é que resolveu, ao lado dos colegas de classe Samuel Martins Barbetta e Gabriela Soares de Oliveira, desenvolver para uma disciplina do curso um serviço de compras on-line.

Orientados pelos professores José Augusto Christianini Filho e Anderson Ferreira Fernandes, os alunos desenvolveram o software para web e sistema Android E-tranquilo, uma plataforma para compras destinada especialmente à terceira idade. O público-alvo apareceu depois de o grupo realizar pesquisas junto à associação de aposentados de Jaú. “Foi uma grata surpresa descobrir que 72% dos integrantes já tinham comprado pela internet e que a maioria deles gostou da experiência”, conta Christianini Filho, o professor Guto. A pesquisa também mostrou que os itens mais procurados pelos idosos são materiais de primeira necessidade, como alimentação, higiene e farmácia.

Para atender à demanda de uma geração pouco familiarizada com a informática e mais cautelosa na hora de expor seus dados na rede, o grupo pensou em algumas distinções aos serviços de e-commerce que já existem no mercado. “A interface simples e objetiva e a maneira como o site dispõe os produtos, separado por categorias da mesma forma que um supermercado físico, é uma característica importante”, explica Noemi. “Mas o maior diferencial é oferecer a entrega dos produtos em casa com o pagamento na forma de ‘contra entrega’: o cliente paga na hora em que recebe”.

Aperfeiçoamento

Depois de vencer a 9ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a Feteps, na categoria Segurança e Saúde, o projeto está em fase de aperfeiçoamento e de prospecção junto a empresas e supermercados que possam investir no produto. No evento, os alunos trocaram experiências, dicas e receberam sugestões para melhorar o empreendimento. As formas de rentabilizar a iniciativa e transformar a proposta em um negócio também estão sendo estudadas pela equipe.

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