Anunciada abertura de licitação da futura sede da Fatec Baixada Santista

Nesta sexta-feira-feira, 23 de janeiro, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, anunciou a abertura da licitação das obras de restauro da Hospedaria dos Imigrantes, prédio que vai abrigar […]

23 de janeiro de 2015 4:57 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Para Laura Laganá, o prédio vai receber a maior obra de restauro feita pelo Paula Souza

Nesta sexta-feira-feira, 23 de janeiro, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, anunciou a abertura da licitação das obras de restauro da Hospedaria dos Imigrantes, prédio que vai abrigar a nova sede da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Baixada Santista – Rubens Lara, de Santos. A cerimônia contou com as presenças do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, do chefe de gabinete da instituição, Luiz Carlos Quadrelli, e outras autoridades.

O valor de investimento do Estado previsto nas obras da nova sede, que terá 14,6 mil metros quadrados de área construída, é de R$ 70 milhões. O prédio terá 28 salas de aula, 21 laboratórios, como os de química avançada, mecânica e marcenaria, física aplicada, hidráulica e pneumática, eletroeletrônica, desenho e informática, 3 salas de apoio, sala de vídeo, biblioteca, auditório com capacidade para 259 lugares e18 salas administrativas, entre outros ambientes.

Durante o evento, Laura Laganá destacou a importância da valorização da memória do local. “Maior obra de restauro da história do Centro Paula Souza, a reforma do edifício representa uma grande homenagem do Estado a todos os imigrantes que escolheram o Brasil para viver”, ressaltou.

O governo estadual já investiu mais de R$ 4,9 milhões entre a contratação da Fundação para a Pesquisa Ambiental (Fupam) para desenvolver o projeto de restauro da alvenaria externa e das adequações dos ambientes internos do prédio da Hospedaria, os serviços técnicos especializados de engenharia, visando o gerenciamento da execução da obra de escoramento das alvenarias existentes e os serviços de instalações elétricas e hidráulicas, a limpeza do terreno e colocação de tapumes para restauro do imóvel.

A Fatec Baixada Santista iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1987, em um prédio da Avenida Bartolomeu de Gusmão, bairro Aparecida, em Santos. Os mais de 1,7 mil alunos estão distribuídos nos cursos de graduação tecnológica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Gestão Portuária, Logística e Sistemas para Internet. A novidade deste semestre é a oferta do curso de Gestão Empresarial na modalidade Educação a Distância (EaD).

O município conta também com duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) – Aristóteles Ferreira e Dona Escolástica Rosa. O Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação para oferta de Ensino Técnico e Ensino Técnico integrado ao Médio em duas escolas da rede estadual. Santos mantém ainda uma classe descentralizada, unidade que funciona sob a administração de uma Etec, pela parceria com a prefeitura, que oferece o curso técnico de Portos, no bairro do Saboó. E um posto fixo do Via Rápida Emprego para oferta de cursos de qualificação profissional à comunidade.

Terceira Etec

No evento, foi apresentado ainda o projeto executivo da terceira Etec do município, que oferecerá cursos técnicos nas áreas de Logística, Petróleo e Gás e Portos. A futura unidade será implantada no bairro Vila Nova, no prédio onde funcionava a escola Acácio de Paula Leite Sampaio. O projeto foi entregue pelo arquiteto Décio Tozzi, que também foi o autor da planta de construção do imóvel, inaugurado em 1969.