Alunos e professores das Etecs recebem prêmios da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Foram necessárias mais de 4 horas para entregar as medalhas e prêmios para os 716 estudantes paulistas premiados na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no último sábado, 2. A cerimônia aconteceu no […]

4 de junho de 2012 5:00 pm Etec

Os medalhistas de ouro Leandro Mauri entre Marli (esq) e Marisa Cantarino. / Analu Andrigueti.

Foram necessárias mais de 4 horas para entregar as medalhas e prêmios para os 716 estudantes paulistas premiados na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no último sábado, 2. A cerimônia aconteceu no Memorial da América Latina, na Capital. Com um total de 78 medalhas de ouro, 218 prata e 420 bronze, São Paulo foi o 3.º estado no ranking nacional, atrás de Minas e Rio de Janeiro.

Os alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) receberam 81 medalhas: 51 de bronze, 27 de prata e três smartphones – os aparelhos foram entregues no lugar das medalhas de ouro a Leandro Mauri, da Etec Profa Anna de Oliveira Ferraz (Araraquara) e às irmãs gêmeas Marisa e Marli Cantarino, ambas da Etec Júlio de Mesquita (Santo André). Eles receberão as medalhas de ouro em julho, durante a cerimônia nacional no Rio de Janeiro, ao lado dos demais vencedores de outros Estados. No evento estadual, o trio de ouro das Etecs recebeu os smartphones e comemorou.

“É muito bom ter esse reconhecimento, porque é uma motivação para continuar estudando e saber que vale a pena investir tempo e dedicação nisso”, disse Leandro. Como os demais medalhistas de ouro, ele receberá também uma bolsa de iniciação científica junior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As irmãs Cantarino já acumulam 13 medalhas na OBMEP (7 de ouro e 6 de prata).

Estiveram presentes na cerimônia de premiação Herman Jacobus Cornelis Voorwald, Secretario de Educação do Estado de São Paulo, Cesar Camacho, presidente do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, e Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza. Para Laura, “é preciso desafiar os estudantes dentro e fora da sala de aula”. Como professora de Matemática, ela ressaltou a importância da disciplina para o desenvolvimento da tecnologia.

A Etesp, da Capital, foi uma das quatro escolas estaduais paulistas premiadas com um notebook com pacote de programas livres relacionados ao ensino de Matemática. A escola conquistou uma das melhores pontuações na olimpíada. Além disso, também receberam notebooks por terem incentivado seus alunos a participar do processo 23 professores. Desses, oito são do Centro Paula Souza: Angela Perim Hipolito, da Etec Dr. Vasco Antonio Venchiarutti (Jundiaí); Jorge Pereira Joaquim e Thiago Araujo Victor De Carvalho, da Etec, Prof. Basilides de Godoy (São Paulo); Luciana Batistelo de Castro, da Etec Parque da Juventude (São Paulo); Roberta Bernardes Leoni, da Etec Antonio de Pádua Cardoso (Batatais); Vander Carneiro Da Silva, da Etec Professor Aprígio Gonzaga (São Paulo); Cintia Hitomi Akabane, da Etec de Suzano, e Sandra Regina Ribeiro Martinez da Fonseca, da Etec Presidente Vargas (Mogi Das Cruzes).

A OBMEP 2011 reuniu cerca de 19 milhões de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, matriculados em mais de 44 mil escolas de todo Brasil. O objetivo da competição é estimular o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Compartilhe


Veja também