Alunos e professora das Fatecs vão fazer curso na Espanha

Três estudantes e uma professora das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo ganharam bolsas de estudo do programa Top Espanha, promovido pelo banco Santander. Sulamita Queiroga, aluna da Fatec Guarulhos; Lucas Hissao, […]

10 de janeiro de 2011 10:11 am Fatec

Da esquerda para a direita, Angelo Cortelazzo, Maria Camila Bedin, e os estudantes Sulamita, Evelin e Lucas. / Crédito: Gastão Guedes.

Três estudantes e uma professora das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo ganharam bolsas de estudo do programa Top Espanha, promovido pelo banco Santander. Sulamita Queiroga, aluna da Fatec Guarulhos; Lucas Hissao, da Fatec Santo André; Evelin Saizaki, da Fatec São Paulo; embarcaram nesta sexta-feira, 7, para a Universidade de Salamanca, na Espanha, onde vão participar de um curso de três semanas sobre língua e cultura espanholas. O objetivo do Top Espanha é promover o intercâmbio cultural de estudantes e professores em diferentes áreas do conhecimento.

Para Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, que acompanhou o embarque, além dos alunos a instituição também é beneficiada. “Quanto mais contatos com outras instituições de Ensino Superior do mundo, maior nossa inserção em outros países, o que facilita as chances de outros alunos nossos continuarem seus estudos fora do Brasil”, disse.

A bolsa é um prêmio pelo bom desempenho dos estudantes no curso extracurricular online de espanhol, oferecido por meio de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Eles concorreram com mais de 1.100 alunos das Fatecs. “O contato com o idioma no ambiente em que ele é utilizado no dia-a-dia, e não apenas nas salas de aula, vai ser um diferencial no aprendizado desses alunos”, explica Maria Camila Bedin, coordenadora do curso, que também vai participar do programa.

Para a coordenadora, o curso será voltado aos negócios. “Se encaixa perfeitamente no foco do espanhol ensinado nas Fatecs, que é direcionado para fins específicos”.

Os bolsistas

Pouco antes do embarque, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, Evelin Saizaki, estudante de Construção Civil – Modalidade Edifícios, da Fatec São Paulo, comemorava a oportunidade: “Vai me ajudar tanto na minha formação acadêmica quanto para entrar no mercado de trabalho”.

Sulamita Queiroga, que estuda Logística aeroportuária na Fatec Guarulhos, destacava a importância da viagem para o aprendizado. “Entender a cultura do país nativo ajuda muito na hora de aprender o idioma. No curso de espanhol online, além do vocabulário e da gramática, também aprendíamos sobre a cultura dos países hispânicos. Agora vamos ver tudo isso pessoalmente”.

Aluno de Eletrônica Automotiva na Fatec Santo André, Lucas Hissao considera o espanhol fundamental para a carreira profissional: “Existem diversas empresas importantes do setor automotivo com sedes na América Latina”.

Compartilhe


Veja também