Alunos de Etec criam software para surdos

Jovens da unidade de Nova Odessa foram premiados pela 3M pelo desenvolvimento do recurso, que poderá ser usado também em reuniões de trabalho remotas

5 de janeiro de 2022 10:25 am Etec

Henrique Eulálio, Eduardo Longhi, Adriano Carvalho e Arthur Minoti foram premiados pela 3M | Foto: Divulgação

Quando a pandemia obrigou a escola a migrar para o mundo virtual, uma luz amarela acendeu para quatro estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Ferrucio Humberto Gazzetta, de Nova Odessa. Se o desafio de adaptação seria grande para alunos e professores, como seria para pessoas surdas? Desse questionamento, surgiu o tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a ideia de criar um software que contribui para inclusão de pessoas surdas no ensino remoto.

“Estávamos pensando em fazer algo inovador para o nosso TCC, e que agregasse algo para a sociedade”, conta Henrique Eulálio, aluno do terceiro ano do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio (Novotec/M-Tec), que trabalhou junto com os colegas Arthur Minoti, Eduardo Longhi e Adriano Carvalho. Inicialmente, a ideia era ainda mais ambiciosa: promover a inclusão de pessoas com deficiência em geral nas aulas e reuniões online. Mas diante do tempo reduzido para desenvolvimento, eles optaram por se concentrar em ajudar as pessoas surdas e então nasceu o Deaf Talk.

O projeto foi inscrito no Prêmio 3M e chamou a atenção dos avaliadores, que deram ao grupo o terceiro lugar na categoria Engenharia. De acordo com Henrique, o software não precisa ser instalado e o acesso é feito por meio do navegador local do computador. Ele explica que a tradução da fala para libras é feita por um programa em Java Script (linguagem de programação de aplicações) e acontece de forma simultânea. “Enquanto o apresentador fala pelo microfone, o programa transforma a fala em legenda e, depois disso, a legenda é transformada para o alfabeto em libras”, explica Henrique. “Por enquanto, a interface é feita apenas para desktop, entretanto, a adaptação para o mobile é uma de nossas metas para o futuro”, planeja.

Autonomia

“Os estudantes atingiram as competências e habilidades que são solicitadas pela grade de Desenvolvimento de Sistemas, utilizando todas as ferramentas oferecidas pela escola”, afirma a coordenadora do curso, Simone dos Santos Medeiros Lacerda.

O reconhecimento da 3M foi importante e agora os jovens planejam participar de outras feiras e competições. “É muito gratificante, pois isso é reflexo do nosso desempenho durante o ano e nos anima a continuar buscando conhecimento e tentando agregar melhorias para a sociedade”, afirma o estudante.

Por enquanto, seguem trabalhando para aprimorar o software com transição dinâmica da fala para libras e aumento de participantes na reunião. E como o home office deve seguir como tendência, eles pensam em expandir o projeto. “Acreditamos que a ferramenta tem potencial para ir além da sala de aula, mas também atender reuniões de trabalho e outras necessidades”, explica Henrique.

Confira abaixo a demonstração da ferramenta, apresentada pelo estudante Arthur Minoti.