Alunos de Etecs podem se inscrever para aulas gratuitas de coreano

Vagas são destinadas para estudantes com idade entre 14 e 17 anos e matriculados no primeiro ano do Ensino Médio e cursos integrados de dez Escolas Técnicas Estaduais

6 de junho de 2023 9:29 am Etec, Internacional

Alunos devem manifestar seu interesse até domingo, 11 de junho I Imagem: Brgfx/ Freepik

Muito além das músicas de bandas K-Pop e dos doramas (novelas e séries coreanas), aprender sobre a cultura e o idioma da Coreia do Sul é a realidade de estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Em parceria com o Centro de Educação Coreana (Keisp), a Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza (CPS) está com inscrições abertas para a pré-seleção das turmas do curso de coreano para o segundo semestre de 2023.

As vagas oferecidas são para o nível 1, na modalidade presencial, para estudantes com idade entre 14 e 17 anos e matriculados no primeiro ano do Ensino Médio e cursos integrados de seis Etecs da Capital: Albert Einstein, Carolina Carinhato Sampaio, Getúlio Vargas, Guaracy Silveira, Martin Luther King e Prof. Horácio Augusto da Silveira; uma escola de Campinas: Conselheiro Antônio Prado; uma de Piracicaba: Deputado Ary de Camargo Pedroso; e uma em São Caetano do Sul: Jorge Street.

Os alunos devem manifestar seu interesse até domingo, 11 de junho, pelo formulário, além de escolher as opções de dia e horário e enviar os documentos solicitados no momento da inscrição. Confira o edital.

No projeto Aulas de Coreano nas Etecs são ensinadas noções básicas, como alfabeto, saudações, conversação e leitura, além das principais características culturais. O objetivo é capacitar jovens talentos para suprir demandas de empresas sul-coreanas, bem como criar condições para participação em programas de intercâmbio acadêmico e profissional do país asiático.

Dúvidas de estudantes podem ser enviadas para o e-mail politicaslinguisticas.arinter@cps.sp.gov.br.

Semestres anteriores

Todos os semestres, a ARInter do CPS abre inscrições para a seleção de novas turmas. São oferecidas vagas para os níveis 1, 2, 3 e 4. “Aprender a língua coreana pode oferecer várias vantagens. A Coreia do Sul é um país com uma economia forte e uma indústria cultural crescente. Ter conhecimento do idioma pode abrir portas para oportunidades de trabalho em empresas coreanas, especialmente nas áreas de tecnologia, negócios, entretenimento, moda e turismo.”, comenta a Assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis.

O projeto-piloto teve início em 2020 e no mesmo ano foi expandido. Até o momento, mais de 2,2 mil alunos já concluíram o curso. Neste primeiro semestre do ano, são 774 estudantes, de 119 Etecs, matriculados no projeto.