Atividade foi realizada em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia; iniciativa teve parceria da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da CPTM
Alunos tiveram a chance de conferir a evolução das tecnologias para a revelação de imagens l Foto: Roberto Sungi
Cerca de 20 alunos do terceiro ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Hospedagem da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia participaram na manhã desta terça-feira (19) de uma oficina de fotografia na Estação da Luz, ponto histórico de São Paulo. A atividade, realizada em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), teve como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de fotografar a mais emblemática estação ferroviária da capital paulista, na data em que se celebra o Dia Mundial da Fotografia.
A oficina foi conduzida pela fotógrafa Márcia Alves, funcionária do Metrô de São Paulo, que atualmente tem trabalhos expostos no Solar da Marquesa de Santos/Museu da Cidade de São Paulo, no centro da Capital. Os alunos tiveram a chance de conhecer um pouco da história da fotografia, acompanhando a evolução de máquinas e o aperfeiçoamento das tecnologias para a revelação de imagens.
Para a coordenadora do curso Técnico em Hospedagem da Etec Santa Ifigênia, Valéria Bregantin, a atividade permitiu aos alunos mergulhar num universo que está cada vez mais presente nas novas gerações. “Hoje em dia, quase todo jovem tem acesso a celular com câmera. E no caso desses alunos, do curso de hospedagem, não tenho dúvidas de que as técnicas que eles aprenderam aqui certamente serão utilizadas no dia a dia desses futuros profissionais”, destacou. A docente deu como exemplo o uso de fotos para chamar a atenção de turistas na escolha da hospedagem. “Uma foto bem tirada muitas vezes influencia o cliente a escolher determinado hotel. E ter uma noção técnica de como fotografar pode ser um diferencial”.
Novas técnicas
Durante a atividade, estudantes fizeram um passeio por áreas comuns da estação e colocaram em prática os novos conhecimentos. A estudante Amanda Aparecida Melo Guimarães fez questão de aproveitar cada espaço para fazer registros fotográficos com seu celular. “Foi uma experiência bem marcante, tivemos a oportunidade de aprender várias técnicas de fotografia.”
Segundo Márcia Alves, que tem mais de três décadas como fotógrafa profissional, a realização da oficina foi uma experiência para mostrar aos estudantes todo o potencial de seus celulares na produção de imagens. “A fotografia tem sido um instrumento de autoconhecimento e expressão para os jovens. E por isso é fundamental que eles conheçam cada vez mais técnicas que otimizem essa prática da fotografia”, pontuou.
Confira abaixo imagens da oficina:
Fotos: Roberto Sungi