Estudantes de Etec de Santos têm aula diferente na Unipar | Centro Paula Souza
Filtro de Daltonismo

Estudantes de Etec de Santos têm aula diferente na Unipar

Alunos da Etec Dona Escolástica Rosa descobriram como são feitos produtos químicos utilizados no dia a dia, como a água sanitária, a convite do programa Fábrica Aberta

21 de junho de 2023 1:44 pm Etec, Institucional

Turma visitou também a área externa da fábrica, que impressionou alunos pela presença de fauna e flora I Foto: Divulgação

Em visita ao polo industrial de Cubatão, a convite da Unipar, alunos da Escola Técnica Estadual (Etec), Dona Escolástica Rosa, localizada em Santos, participaram de uma aula diferente na terça-feira (20). Por meio do programa Fábrica Aberta, os estudantes acompanharam como são feitos produtos utilizados no nosso dia a dia.

A aluna Sarah Valente conta que ficou impressionada com a fauna e flora presente na fábrica. “Aqui tem tanto verde, tantos animais, que foi até assustador ver como a fábrica opera com sustentabilidade. Foi uma experiência muito boa para a minha geração ver como é importante o impacto disso para nós e para o meio ambiente.”

Segundo Rogério Catarinachio, diretor industrial da Unipar, o programa é uma maneira de trazer as pessoas para dentro da fábrica, para que elas possam ver como são produzidos os produtos químicos em harmonia com a natureza e de forma transparente. “O projeto já tem 38 anos, paramos apenas durante os dois anos da pandemia da Covid-19. Agora, em 2023, o Fábrica Aberta foi revitalizado e voltou com mais força”, explica o executivo.

“Tem muita tecnologia e pessoas envolvidas em um trabalho para desenvolver uma pequena substância utilizada no dia a dia, a partir de um grande processo. Isso me deixou bastante impressionado, o que me fez gostar muito dessa visita técnica”, declara Vitor Meireles, aluno que também participou da atividade.

A partir das matérias-primas sal grosso, água e energia elétrica, a Unipar produz cloro, soda cáustica e derivados, como hipoclorito de sódio e ácido clorídrico. Nas plantas de Santo André, no ABC Paulista, e em Bahía Blanca, na Argentina, ainda é produzido o PVC, usado em diversas aplicações como na construção civil, na produção de brinquedos, sapatos, roupas, embalagens, entre outras.

O professor da Etec Rogério de Mattos, que acompanhou os alunos na visita técnica, indica que esse tipo de atividade faz com que o aluno veja, na prática, o que ele faz em sala de aula. “Dessa forma, ele pode se transformar em um profissional com mais rapidez e com qualidade, o que é nosso objetivo sempre.”

Compartilhe


Veja também