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Alunos de Etec criam projetos voltados a problemas do cotidiano

No Desafio de Sistemas Embarcados, da Etec Antônio Devisate, em Marília, estudantes desenvolveram tecnologias, como um dispenser automático de medicamentos

4 de julho de 2024 9:54 am Projetos, Qualidade de Ensino

Professor Machado, com grupo criador do dispenser automático de medicamentos, que conquistou primeiro lugar l Foto: Divulgação

A primeira edição do Desafio de Sistemas Embarcados da Escola Técnica Estadual (Etec) Antônio Devisate foi uma das atividades que fecharam o primeiro semestre na unidade localizada em Marília. Estudantes da terceira série do Ensino Médio integrado ao Técnico de Desenvolvimento de Sistemas foram chamados a usar criatividade e inovação para dar vida a projetos tecnológicos voltados a resolver problemas do cotidiano.

O plano de curso da disciplina de sistemas embarcados, lecionada pelo professor Marco Antonio Machado, normalmente se divide em um primeiro semestre com noções básicas e conhecimentos dos principais componentes eletrônicos e da utilização de sensores, entre outros temas. No segundo, a proposta é pensar em resolução de problemas por meio de dispositivos úteis, desenvolvidos com tecnologias como Arduino (plataforma programável de prototipagem eletrônica) e EPS 32 (microcontroladores de baixo custo e baixo consumo de energia).

“Os alunos responderam tão bem à primeira parte que eu resolvi antecipar as atividades que envolvem criatividade, empreendedorismo e inovação”, celebra Machado. “Convidei estudantes da primeira série para assistir. A ideia é que pudessem ver que lá na frente existe uma disciplina na qual eles poderão usar a imaginação. Também foram convidados professores e gestores para a banca de avaliação. Assim, transformamos a apresentação dos projetos em um evento.”

Ferramenta social

Na prática, a atividade começou no início de junho, com os estudantes sendo desafiados a desenvolver projetos utilizando os conhecimentos adquiridos durante as aulas. As criações foram apresentadas no final do mesmo mês por meio de modelos conceituais desenvolvidos em um simulador online gratuito de projetos de circuitos e estruturas 3D denominado Tinkercad.

“Eu pedi para que os jovens trabalhassem as ideias com bastante criatividade e inovação, mas antes de tudo, que olhassem em volta, para seus próprios problemas e necessidades, bem como da comunidade nas quais estão inseridos. Que entendessem ‘Desenvolvimento de Sistemas’ como uma ferramenta social”, explica o professor.

De um grupo em que há uma aluna cuja avó sofre de problemas vasculares e tem necessidades específicas relativas a horário de remédios, nasceu o Dispenser automático de medicamentos, que ganhou o primeiro lugar.

Na equipe que reunia alguns alunos músicos, surgiu o segundo colocado, Mini piano MIDI (sigla em inglês para musical instrument digital interface), linguagem que permite que computadores, instrumentos musicais e outros hardwares se comuniquem. Em terceiro lugar ficou o projeto Monitoramento de chocadeira, com o diferencial de evitar que os pintinhos recém-nascidos quebrem os ovos restantes.

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