Alunos de Etec organizam Tênis de Mesa Pedagógico

Jogo mistura a modalidade esportiva com questões sobre conteúdos aprendidos em sala de aula; ideia é expandir torneio para mais escolas da cidade de Capivari

24 de janeiro de 2023 11:47 am Etec, Projetos

Estudantes da Escola Municipal Augusto Castanho ganharam uma mesa oficial da modalidade para torneio | Foto: Divulgação

Os alunos de uma Classe Decentralizada (CD) localizada no município de Capivari, administrada pela Escola Técnica Estadual (Etec) Dep. Ary de Camargo Pedroso, encontraram uma forma peculiar de estudar. Eles transformaram uma lousa antiga, que estava no pátio da escola, em uma mesa para jogar tênis de mesa e se divertir durante o intervalo entre as aulas. Mas não é só pingue-pongue. As partidas envolvem questões sobre o conteúdo dado em sala de aula e todo mundo aprende brincando.

Ao perceber o interesse dos alunos na modalidade esportiva, o professor José Fábio Paes foi em busca de uma mesa oficial para que eles pudessem aproveitar a atividade de maneira mais completa. “Quando entendi que o jogo fazia parte da rotina deles, sugeri a criação do torneio. Queríamos trabalhar a brincadeira de forma educacional e cultural, por isso, orientamos os alunos das turmas dos cursos técnicos de Logística e Administração e os da EJA (Educação de Jovens e Adultos) a criar questões sobre o que era ensinado em aula”, conta o docente.

O jogo tem as seguintes regras: os estudantes elaboram questões de múltipla escolha com três alternativas sobre administração ou logística, baseadas no conteúdo que foi ensinado em sala de aula. O participante que perde a partida de Tênis de Mesa Pedagógico responde à pergunta do vencedor da prova. Se acerta, ganha um ponto. Se erra, não ganha nada. Quem conquistou o direito de fazer a pergunta sempre ganha dois pontos.

“Com a implementação do jogo, nós percebemos que os alunos ficaram mais próximos dos professores. Conseguimos trazer uma adesão grande para a brincadeira e para as aulas”, pontua José Fábio. “Decidimos premiar os vencedores no final do ano, mas fizemos uma surpresa, para que o interesse fosse no jogo e não no prêmio em si.”

A Classe Descentralizada de Capivari funciona na Escola Municipal Augusto Castanho e está vinculada a uma das Etecs de Piracicaba. As CDs são unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Escola Técnica do Centro Paula Souza.

 

Compartilhe


Veja também

Governo do Estado de SP