skip to Main Content

Alunos da Fatec São Paulo criam centro de inovação para startups

Alunos Da Fatec São Paulo Criam Centro De Inovação Para Startups
Equipe do iCenter avalia os projetos com base em critérios como inovação, viabilidade e potencial de mercado| Foto: Divulgação

Em uma sala no saguão principal da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, localizada no bairro Bom Retiro, no centro da Capital, funciona o iCenter – um centro de inovação tecnológica aberto à comunidade, criado por estudantes e professores que se mobilizaram para reformar e transformar o local em um ambiente de geração de negócios.

“O iCenter começou há dois anos para auxiliar alunos a desenvolver soluções inovadoras. Com o tempo, a proposta evoluiu, recebeu apoio de parceiros, abriu suas portas ao público e agora temos mais de 100 projetos de startups. Desses, quatro estão operando no mercado”, afirma o professor de empreendedorismo e coordenador do iCenter, Antonio Celso Duarte.

Um dos casos de sucesso é a startup Brain 4 Finance, que presta consultoria na área de planejamento financeiro pessoal, idealizada pelo engenheiro Fernando Alarcon Nogueira. “Conheci o local por meio de um amigo que estudava na Fatec. Eu tinha uma ideia do negócio mas precisava de ajuda para fazer a proposta decolar. Com a mentoria do iCenter, foi possível desenvolver um produto viável e criar uma rede de networking, o que possibilitou ainda a abertura de mais dois empreendimentos. Hoje somos uma equipe de 10 profissionais e atendemos mais de 250 clientes espalhados pelo Brasil”, conta o empresário.

Como participar

O professor explica que qualquer pessoa pode se candidatar para fazer parte do iCenter. Primeiramente, é necessário entrar no site www.icenter.pro.br. No portal, o futuro empreendedor pode assistir a vídeos com dicas sobre como organizar suas ideias e acessar o curso de Canvas na plataforma online do Centro Paula Souza (CPS). O curso ensina como utilizar a metodologia Business Model Canvas para elaboração de modelos de negócios.

Com o plano do empreendimento definido, o interessado deve encaminhar a proposta pelo próprio site. O projeto é avaliado pela equipe do iCenter, que leva em consideração características como grau de inovação, viabilidade técnica e potencial mercadológico. Caso o projeto seja aprovado na etapa virtual, o candidato é convidado para apresentar o pitch pessoalmente e participar de uma sabatina.

Se a proposta for selecionada, o autor receberá suporte de alunos e professores da Fatec, bem como de especialistas do mercado, para elaborar o protótipo com base em conceitos de design thinking e participar de rodadas com investidores. “Além de trabalhar para gerar novas startups, o espaço funciona como um ambiente colaborativo, o que estimula a sinergia entre os empreendedores, formando um ecossistema integrado de inovação”, ressalta Duarte.

Notícias

Matrícula da primeira lista do Vestibulinho começa nesta quarta
Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular
Etecs divulgam classificação geral do Vestibulinho
Etec de Rio Preto desenvolve app para estimular doação de sangue
Fatec Osasco terá curso intensivo e gratuito de programação

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top