Alunos da Fatec Ourinhos vão disputar etapa mundial do Falling Walls Lab

O aplicativo Is That True usa linguagem natural e Inteligência Artificial para detectar notícias falsas; projeto representará o Brasil em Berlim no início de novembro

15 de setembro de 2023 4:33 pm Institucional

Denis, à esq., e Gustavo exibem o troféu ao final da Falling Walls Lab Brazil. O próximo passo é a disputa do Mundial | Foto: Divulgação

Água fervente com alho combate a Covid. Soldados iraquianos retiram bebês de incubadoras largando-os no chão frio. As fake news vão desde a indicação de um “remédio” caseiro e sem eficácia a uma declaração falsa capaz de desencadear uma guerra. Para combater esse mal, que vem assolando o mundo de forma mais aguda nos últimos anos, dois estudantes do curso de Ciências de Dados da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Ourinhos, Gustavo Grandisolli Zwicker e Denis Tavares da Silva, desenvolveram o aplicativo “ITT – Is That True”.

Na terça-feira (12), poucas horas depois da explanação oral de apenas três minutos de cada um dos quinze finalistas, os nomes de Denis e de Gustavo foram anunciados: o projeto era o vencedor da final brasileira do Falling Walls Lab Brazil 2023. O próximo passo é disputar o primeiro lugar em Berlim, entre os dias 7 e 9 de novembro, quando o “ITT” estrará concorrendo com ideias inovadoras de todo o mundo.

“Nosso objetivo é auxiliar o usuário no processo de checagem de fatos ao apontar inconsistências no corpo do texto, como lapsos na lógica interna, informações incorretas e conclusões sem fundamento”, explica Gustavo. Feita essa checagem, o aplicativo recomenda fontes confiáveis sobre o assunto em questão. “Tudo isso por meio de uma interface intuitiva e de forma gratuita”, conclui o estudante.

Linguagem natural e Inteligência Artificial

Denis fala de sua surpresa ao saber do resultado, “especialmente por reconhecer o alto nível dos demais concorrentes”, diz. “Já estávamos felizes apenas por participar”. Só ele irá para Alemanha – a organização do Prêmio admite apenas um representante por projeto.

“Nosso protótipo utiliza processamento de linguagem natural e algoritmos de aprendizagem de máquina (uma subárea da Inteligência Artificial). Com isso, conseguimos uma acurácia de cerca de 95% na classificação de notícias falsas em português”, conta Gustavo. Denis completa: “no futuro, queremos aprimorar nosso modelo para que ele seja capaz de trabalhar em várias línguas”.

Projeto nasceu como TCC

Organizada no Brasil pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH), a Falling Walls Lab premia pesquisas, iniciativas sociais e planos de negócio inovadores na ciência e na tecnologia. Dos quinze finalistas de todo o Brasil que disputaram a vaga no mundial, dois eram da Fatec Ourinhos.

“Os estudantes que criaram o “ITT”, ao concluir a graduação já podem se inscrever para um doutorado”, avisa o professor Robson Parmezan Bonidia, orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que deu origem ao projeto. A ideia está nos planos de Denis, que deverá sair do país pela primeira vez quando embarcar para a Alemanha em novembro, com as despesas de deslocamento e estadia a cargo da organização do Prêmio.

Compartilhe


Veja também