Alunos da Fatec Jundiaí criam fábrica de softwares

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Jundiaí vai criar uma fábrica de software para computadores e celulares. O objetivo é atender o empresariado local e dar aos estudantes oportunidade de atuar no mercado de trabalho.

A ideia partiu dos alunos dos cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Gestão de Tecnologia da Informação (GTI) no semestre passado. Inicialmente, o intuito era apenas solucionar a necessidade de softwares da própria Fatec, integrando todos os setores, a começar da biblioteca. Como Jundiaí é uma região empresarial, decidiram ampliar o projeto para atender à demanda externa.

Na fábrica, serão produzidas plataformas para computadores e dispositivos móveis (celulares e tablets nos sistemas operacionais Android e iOS). Um dos projetos do futuro empreendimento, parceria com uma fabricante de telefones celulares, prevê o desenvolvimento de um aplicativo de controle de glicemia para diabéticos. Por meio da contagem de carboidratos ingeridos, o usuário calcula os valores glicêmicos ao longo do dia e conta com informações para controlar o índice nas horas seguintes.

A fábrica de software começa com a participação de sete alunos e dois professores. O coordenador do curso de GTI, Carlos Eduardo Schuster, conta que toda a receita obtida com a venda de projetos será revertida para a própria empresa. “A expectativa é que a fábrica cresça para gerar oportunidades para todos os alunos e até mesmo empregos para a comunidade”, afirma.

Etec de Osasco leva projeto sobre lixo eletrônico a feira na USP
Alunas da Fatec Guaratinguetá vencem EDP University Challenge
Inscrições abertas para Olimpíada de História da Unicamp