Alunos da Fatec Itapetininga são destaque em ranking de investidores virtuais

Três alunos do curso de Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Itapetininga estão entre os dez primeiros no ranking do Simulador Exame de ações, ferramenta on-line que possibilita simular operações na Bolsa de Valores […]

27 de maio de 2011 10:04 am Fatec

Ações de Small Caps, como a Mundial, renderam bons ganhos ao pessoal da FATEC. (Divulgação)

Três alunos do curso de Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Itapetininga estão entre os dez primeiros no ranking do Simulador Exame de ações, ferramenta on-line que possibilita simular operações na Bolsa de Valores de São Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros. Sandro Camargo, Leandro Costa e Fabiano Oliveira se destacaram operando “micos”, ações com pequeno volume de negócios mas com alto nível de volatilidade, isto é, investimentos que podem render muito dinheiro ou causar prejuízo enorme ao investidor.

“O segredo de operar com esses papéis é fazer a análise adequada do mercado financeiro, ter a habilidade de antecipar a valorização ou a queda no preço das ações”, afirma Henrique Demiya, professor de economia da Fatec Itapetininga. Segundo o professor, é possível prever a flutuação dos valores acompanhando atentamente jornais, revistas especializadas e fóruns virtuais sobre o assunto.

Entre os três, o mais bem colocado é Sandro, que está em quarto lugar com uma rentabilidade anual acumulada de 67,3%. Ele tem estado entre os dez melhores desde que começou a usar o Simulador, e chegou a ficar em primeiro lugar. Leandro aparece em quinto lugar, com uma rentabilidade acumulada de 55,2%, e Fabiano vem em nono, com rentabilidade de 31,4%. Outros dois alunos da unidade chegaram a ficar entre os vinte melhores: Carlos Pereira e Fernando de Oliveira. Apesar de o dinheiro investido ser virtual, os preços e a movimentação dos papéis são os da própria bolsa de valores brasileira.

Nenhum dos três se arriscou no mercado real, por enquanto. Dizem que preferem treinar mais para ganhar segurança. Mas, de acordo com Demiya, há outros alunos da Fatec que já estão se saindo bem como investidores na bolsa.

O professor há tempos recomenda os simuladores de ações para os alunos praticarem o que aprendem sobre o mercado. Mesmo para aqueles que não queiram trabalhar como investidores, a ferramenta é útil para o curso. “A análise de mercado é uma das responsabilidades do tecnólogo em Comércio Exterior, verificar as variações de importadoras e exportadoras, por exemplo”, explica Demiya.

O simulador está disponível no site da revista Exame. Saiba mais aqui.

Compartilhe


Veja também