Fatec Campinas e universidade americana fazem estudo de caso

Atividade será desenvolvida por estudantes da Fatec e da Universidade Internacional da Flórida, visando promover uma espécie de intercâmbio cultural e acadêmico

22 de fevereiro de 2019 10:27 am Fatec, Institucional

Atividade será desenvolvida em parceria com a Universidade Internacional da Flórida durante o primeiro semestre l Foto: Dave Roberts

Estudantes da Faculdade de Tecnologia  do Estado (Fatec) Campinas e da Universidade Internacional da Flórida (Florida International University – FIU), nos Estados Unidos, vão participar de um estudo de caso proposto por professores das duas instituições. A atividade se dará por meio do Coil, sigla em inglês para collaborative online international learning, uma forma de interação entre os alunos de faculdades distantes, neste caso com uma plataforma que permite videoconferências e compartilhamento de arquivos, entre outras ferramentas.

Durante este primeiro semestre, 18 estudantes do último ano do curso superior tecnológico de Processos Químicos vão trabalhar em grupo com 20 colegas norte-americanos na busca de soluções para problemas referentes ao ambiente profissional, debatendo as diferenças entre as legislações trabalhistas dos dois países. “O fato de nossos alunos aprenderem inglês desde o início do curso possibilita a discussão de temas complexos no idioma”, explica o professor da disciplina de bases legais da indústria química Rafael de Araujo. “Eles vão ter que trabalhar em equipe desde o momento de articular o fuso horário até a redação final e entrega do texto.”

Os alunos ainda terão videoconferências com os professores. Araujo vai falar aos estudantes americanos sobre o princípio da legalidade no direito brasileiro, enquanto a professora da FIU, Michelle Romero, vai ensinar a metodologia de estudo de caso aos estudantes da Fatec Campinas. “Esperamos que ao final deste projeto nossos jovens ampliem as suas capacidades de comunicação em inglês, façam conexões com colegas do outro país e conheçam um modelo educacional diferente”, explica Araújo. “A ideia também é que utilizem a tecnologia para fazer uma espécie de intercâmbio cultural e acadêmico”, conclui.

Na próxima semana, um dos professores responsáveis pelo projeto, Osvaldo Succi Junior, vai representar a Coordenação de Línguas da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza no COIL Leadership Institute, evento que ocorre na sede da FIU, em Miami, nos dias 4 e 5 de março.

 

Atualizado em 25 de fevereiro, às 15 horas.

Compartilhe


Veja também