Alunos da Etec participam do programa Vem Saber da USP

Escola de Física Aplicada Marie Curie terá aulas ministradas por professores da USP e da UFSCar para cerca de 30 estudantes da Escola Técnica Paulino Botelho

26 de setembro de 2022 10:48 am Eventos, Parcerias

Imersão pretende incentivar jovens a ingressarem no Ensino Superior e aprofundarem conhecimentos | Divulgação: Freepik

Publicação realizada de forma retroativa em respeito à legislação eleitoral.
Conteúdo elaborado entre 2 de julho de 2022 e o término da eleição estadual de São Paulo.

Neste final de semana (24 e 25), no campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Paulino Botelho participam da ação Escola de Física Aplicada Marie Curie. A iniciativa faz parte do programa Vem Saber, voltado para a divulgação da ciência e para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com alunos do Ensino Médio do Estado de São Paulo.

Nesta primeira edição cerca de 30 alunos de todos os cursos da Etec de São Carlos participarão de uma imersão dedicada a motivar os estudantes a ingressarem no Ensino Superior e a aprofundarem seus conhecimentos. As aulas serão ministradas por professores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC – USP) e por uma professora convidada do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Para a diretora da Etec, Dirlei Martins Franco, esta é uma grande oportunidade para os alunos. “A parceria entre o Centro Paula Souza e a USP pode ajudar os alunos do Ensino Médio a decidirem se a área de Exatas é o que eles querem para seu futuro e, principalmente, conhecer a universidade e toda sua estrutura”, explica.

História

A Escola de Física Aplicada Marie Curie, leva em seu nome uma grande homenagem. Marie Skłodowska Curie, mais conhecida como Marie Curie, foi uma cientista polonesa, nascida em 7 de novembro de 1934, que descobriu os elementos químicos rádio e polônio. Foi também a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física, em 1903, e a única a receber o reconhecimento duas vezes, em áreas diferentes – em 1911, ela foi a vencedora do Nobel de Química.

Compartilhe


Veja também