Alunos de Etec ganham ouro e prata na Olimpíada de Biologia Sintética

Criada por um time de estudantes da USP, olimpíada visa aumentar o engajamento de jovens na área; alunos da Etec Irmã Agostina se destacaram na premiação

17 de outubro de 2023 12:53 pm Etec, Premiação

Lorran e Leticia contam que conteúdos vistos em sala de aula auxiliaram na conquista das medalhas | Foto: Divulgação

Os alunos do segundo ano do Ensino Médio com habilitação técnica em Química, Lorran Santos Melo e Letícia Novais Gomes, da Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, localizada na Capital, participaram da terceira edição da Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética (OBBS) e levaram as medalhas de ouro e prata consequentemente.

Criada por integrantes do time de biologia sintética da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Instituto Vertere e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, a OBBS é uma competição nacional que visa aumentar o engajamento de estudantes do Ensino Médio em áreas de Biologia e correlatas, a fim de contribuir para a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e interativa.

Para Lorran, medalhista de ouro, a divulgação da escola nas redes sociais ajudou na obtenção de conhecimento sobre a Olímpiada. “Conheci a OBBS depois de ter visto um post de uma aluna medalhista nas redes da Etec. Pesquisei um pouco mais sobre o evento e me preparei por meio do conteúdo disponibilizado no site do evento. Me senti muito feliz por ter alcançado o resultado”.

Já a medalhista de prata, Letícia conta que se preparou para participar da OBBS desde o primeiro ano. “Em todas as aulas, utilizava os conteúdos que estavam no nosso currículo acadêmico. Nossa professora de biologia, Jaquelini Ribeiro, sempre nos incentivou com explicações, exercícios e trabalhos. Tudo o que aprendemos nas aulas caiu na prova”.

Além da divulgação, a Etec Irmã Agostina desenvolve ações que promovem o desenvolvimento de autonomia do estudante, fortalecendo o conhecimento e incentivando o gosto pela pesquisa. Para a diretora Rosana Araujo, a participação dos alunos é motivo de grande orgulho.

“É uma conquista que demonstra o talento dos estudantes, reflete o nível de ensino e valoriza o preparo dos nossos professores. Ver esses estudantes sendo reconhecidos por seus conhecimentos e habilidades é motivo de celebração para toda comunidade escolar”.

Sobre a OBBS

A Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética é gratuita e aberta ao público. Na competição, os candidatos são divididos em duas categorias: Regular (Ensino Médio) e Aberta (Ensino Fundamental). Ocorre de forma online em duas fases. A primeira é composta por 20 questões de múltipla escolha sobre biologia geral, com duração de sete dias após liberação de acesso na plataforma virtual. Já a segunda conta com 15 questões de múltipla escolha sobre biologia sintética, com duração de sete dias, também após liberação na plataforma virtual. A prova não é aplicada em um local ou horário específico, pode ser realizada em qualquer aparelho eletrônico que suporte a plataforma.

Compartilhe


Veja também