Alunos da Etec Heliópolis criam telha ecológica com embalagens Tetra Pak e fibra de coco

Sustentável e econômico, material pode ser usado em construções sociais e pode reduzir impactos ambientais; Reciclagem possibilita a redução da quantidade de resíduos sólidos nos aterros sanitários

22 de janeiro de 2018 3:27 pm Etec

Público-alvo são empresas intermediárias, como casas de construção | Foto: Divulgação

Pensando na situação de degradação do meio ambiente e na má utilização dos recursos naturais do planeta, três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Heliópolis, na Capital, criaram uma telha ecológica a partir de fibra de coco, papel reciclado e embalagem Tetra Pak. O projeto foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso técnico de Administração por Keylla Maria, Danielli Santos e Eduardo Correia. As professoras orientadoras foram Roberta Cabrera e Tais Bisbocci.

A ideia surgiu durante o intervalo das aulas, quando Keylla observava caixas da bebida láctea fornecida pela direção da escola, feitas em Tetra Pak. Composto de camadas de papel, alumínio e polietileno, o popular material utilizado em embalagens depende de processo de reciclagem complexo para ser reaproveitado. A estudante começou então a pensar em transformar as caixas em algo novo: um produto barato para facilitar as construções sociais e reduzir impactos ambientais.

“Adicionei papel reciclável e uma manta térmica de alumínio de embalagem Tetra Pak, que age expelindo o calor em dias quentes e retendo em dias frios. Faltava só a inovação, que veio com a fibra vegetal extraída do coco. Ela serve como ótimo isolante acústico”, afirma Keylla.

Para criar a primeira telha, os alunos deixaram uma folha de papel reciclado de molho na água por cerca de dois dias para a fibra amolecer. Depois, o papel é triturado e a fibra de coco é adicionada. Após tirar o excesso da água com uma peneira, a mistura é colocada em um molde. Mais fibra é adicionada para melhorar o acabamento. São cerca de sete dias para secar. Por último, basta acrescentar o papel alumínio como uma manta térmica.

Para agilizar o processo, podem ser utilizadas máquinas de produção e finalização de telhas. A reciclagem possibilita a redução da quantidade de resíduos sólidos nos aterros sanitários e da retirada de matérias-primas da natureza que seriam usadas para a produção de novos produtos.

Sustentabilidade na construção civil

O Brasil produz em média meia tonelada de resíduos de construção civil ao ano, segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição (Abrecon).

De acordo com o engenheiro civil Danilo Murja, a utilização de materiais sustentáveis também ajuda a reduzir custos para as obras. “As telhas ecológicas são mais resistentes, suportam uma carga de 150 quilos por metro quadrado e são aproximadamente 15 quilos mais leves em comparação com as telhas convencionais”, diz Murja.

“Comparando com as telhas de amianto, ambas possuem uma vida útil de aproximadamente 25 anos. A telha ecológica é uma solução sustentável e extremamente interessante”, conclui.

Pesquisa de campo

Os estudantes fizeram uma pesquisa quantitativa com 70 pessoas na faixa etária de 25 a 60 anos. Após a definição do consumidor final – empresas intermediárias, como casas de construção –, as entrevistas serviram para dar uma média do prazo de retorno de vendas e conhecer o perfil dos compradores.

Entre as nove perguntas feitas, o grupo descobriu fatores importantes na futura venda do produto. As pessoas priorizam produtos que reduzam impactos e comprariam a telha ecológica e o preço condiz com o valor que os consumidores finais estão dispostos a pagar.

Dos 70 entrevistados, 38 preferem produtos de menor impacto ambiental e 63 confirmaram que investiriam na telha desenvolvida pelos alunos após conhecer seus benefícios.

A telha ecológica foi um dos destaques da 11ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). Em novo formato, totalmente virtual, os projetos da edição 2017 da mostra continuam disponíveis na internet. Confira o banner do projeto e o vídeo de apresentação.

Compartilhe


Veja também