Alunos da Etec e da Fatec de São José Rio Preto desenvolvem coleção de dicionários on-line

Alunos formados pela Escola Técnica (Etec) Philadelpho Gouvea Netto, de São José do Rio Preto, e pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) da cidade trabalham na produção de uma coleção de dicionários on-line: “Dicionários Temáticos Visuais […]

15 de outubro de 2009 10:12 am Etec, Fatec

Crédito: Freepik

Alunos formados pela Escola Técnica (Etec) Philadelpho Gouvea Netto, de São José do Rio Preto, e pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) da cidade trabalham na produção de uma coleção de dicionários on-line: “Dicionários Temáticos Visuais Bilíngues” (DTVB). O site vai disponibilizar um conjunto de oito dicionários bilíngues, seis dos quais já estão disponíveis (português-alemão, português-espanhol, português-francês, português-inglês, português-italiano e português-japonês). Outros dois estão sendo finalizados (português-árabe, português-chinês).

Os alunos foram responsáveis pela implementação eletrônica do dicionário que apresenta aproximadamente 2.600 palavras da língua portuguesa com seus respectivos significados em cada idioma. As palavras foram divididas em 30 temas, que se são distribuídos em três diferentes etapas de aprendizagem: inicial, intermediária e avançada. Todas as palavras vêm acompanhadas de ilustração e a equipe estuda agora a possibilidade de incluir um dicionário com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e também de acrescentar sons às palavras.

De acordo com a orientadora do projeto, Claudia Xatara, “os dicionários são destinados principalmente a professores, que podem utilizá-lo como material de apoio e a pessoas que queiram aprender novas línguas. Além disso, é uma forma de aprendizagem rápida e dinâmica de uma língua estrangeira, por meio do português”.

Quatro estudantes participaram do projeto: Ludmila Sernagiotto (Fatec), Octavio Nizato (Etec), Soraya Mota (Fatec) e William Bauch (Fatec).

A coleção está disponível no site: www.dtvb.ibilce.unesp.br. O acesso é gratuito e não é necessário se cadastrar.

Compartilhe


Veja também