Alunos da Etec de Votorantim criam farmácia popular para atender a comunidade

Doar é a dose certa. Esse é o slogan da Farmatec, uma iniciativa dos alunos do curso técnico de Administração da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Elias Miguel Júnior, de Votorantim, que atende de graça […]

21 de março de 2016 10:58 am Institucional

Crédito: Divulgação | Equipe do projeto Farmatec conta com mais de dez mil remédios em estoque para doação

Doar é a dose certa. Esse é o slogan da Farmatec, uma iniciativa dos alunos do curso técnico de Administração da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Elias Miguel Júnior, de Votorantim, que atende de graça a comunidade do município.

Com mais de dez mil remédios no estoque, a farmácia solidária oferece os medicamentos mediante apresentação de receita médica e documento de identidade com foto do solicitante. “A ideia é reaproveitar os produtos que as pessoas têm em casa e não utilizam, dentro do seu prazo de validade”, informa a coordenadora do curso de Administração, Mairá Duarte.

As doações são feitas pela própria comunidade e parentes dos alunos. Algumas clínicas médicas da cidade também já abraçaram a causa: “Em fevereiro recebemos um lote de caixas de amostras grátis de vários medicamentos para diversas finalidades”, conta Jéssica Lopes, uma das jovens que participam do projeto.

Entre os remédios disponíveis à população estão desde os mais básicos, como analgésicos e anti-inflamatórios, até medicações de uso controlado indicados a pacientes com problemas cardíacos, pressão alta e diabetes.

Empreendedorismo social

A Farmatec é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de uma turma de 17 estudantes que concluiu o curso técnico de Administração, no segundo semestre de 2015, na Etec de Votorantim. O objetivo do grupo foi desenvolver um plano de ação que beneficiasse toda a comunidade. Para isso, os alunos foram a campo conversar com os moradores a fim de descobrir suas necessidades. “Constatamos que muitas pessoas deixam de comprar comida para adquirir remédios, pois o custo é muito alto. Isso acontece principalmente em momentos de crise”, enfatiza Jéssica.

A inspiração para implantar o projeto veio de uma iniciativa semelhante à que existe na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Sorocaba. Já o espaço onde funciona a farmácia foi cedido por uma igreja da região. O atendimento ao público é realizado por uma farmacêutica, que colabora com a iniciativa por meio de trabalho voluntário.

Quem quiser contribuir com o projeto pode fazer doações. Além de medicamentos, são bem-vindos, por exemplo, leite sem lactose e fraldas geriátricas, que são encaminhados a instituições de caridade.

Farmatec
Local: Rua Antônio José Cosmim, nº 21 – Jd. Clarice –  Votorantim
Horário de atendimento: terças e quintas-feiras, das 13 às 16 horas e sábados das 8 às 10 horas.

Compartilhe


Veja também