Etec de Ribeirão Preto participa de evento literário

Estudantes da Escola Técnica Estadual desenvolveram textos, receitas culinárias e objetos de decoração inspirados na obra do poeta Sérgio Vaz, cofundador do Sarau da Cooperifa; apresentação ocorre nesta quinta

26 de agosto de 2021 9:58 am Etec

O poeta Sérgio Vaz com parte da produção que recebeu de presente dos alunos l Foto: Divulgação

Traduzir poesia em objetos materiais. Esse foi o desafio de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) José Martimiano da Silva, localizada em Ribeirão Preto. Dentro do projeto Combinando Palavras, da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, alunos do Ensino Técnico e do Ensino Técnico Integrado ao Médio desenvolveram, além de textos, produtos ligados aos cursos que frequentam.

Os trabalhos foram inspirados na obra do poeta mineiro radicado em Taboão da Serra (Região Metropolitana de São Paulo), Sérgio Vaz. Ele é cofundador do Sarau da Cooperifa, movimento literário que transformou um bar na periferia da Capital em centro cultural e um dos precursores na divulgação da literatura periférica.

Alunos dos cursos técnicos de Cozinha e Nutrição e Dietética, por exemplo, desenvolveram receitas como trufas de chocolate, pão de mel, pão sírio, bolachas de gengibre confeitadas, cup cakes, molho de pimenta defumada, geleia e caponata de berinjela. “É uma metáfora entre a saciedade da fome pela comida e do conhecimento pelos livros”, explica a coordenadora dos dois cursos, Érika Bronzi.

Já os estudantes de Design de Interiores criaram uma luminária feita em cobre reciclável e madeira de lei. “O objeto foi inspirado em um trecho de um livro do autor que fala sobre bipolaridade”, revela a arquiteta e professora do curso, Denise Vieira.

Alunos dos cursos técnicos de Administração e Edificações integrados ao Ensino Médio também produziram textos e gravuras. Parte do material foi enviada como presente para Sérgio Vaz. Os textos serão apresentados ao poeta nesta quinta-feira (26), em encontro virtual, a partir das 8h30. Neste mesmo dia, uma aluna também vai produzir um bolo em formato de livro com uma das poesias do autor impressa na cobertura.

Mais informações no site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, responsável pela Feira Internacional do Livro.