Alunos da Etec de Pirassununga viram autores de livros

A Escola Técnica Estadual (Etec) Tenente Aviador Gustavo Klug, de Pirassununga, colocou em prática uma estratégia inovadora para aproximar os jovens do universo dos livros. Desde o final de 2014, os estudantes dos Ensinos Médio […]

6 de fevereiro de 2015 5:12 pm Institucional

A Escola Técnica Estadual (Etec) Tenente Aviador Gustavo Klug, de Pirassununga, colocou em prática uma estratégia inovadora para aproximar os jovens do universo dos livros.

Desde o final de 2014, os estudantes dos Ensinos Médio e Técnico estão escrevendo coletivamente obras literárias e publicando o material na internet. Até o momento já foram lançados dois livros.

“É um projeto interativo, com várias pessoas participando da criação  ao mesmo tempo.  No meu caso, sempre escrevi histórias, mas não tinha  oportunidade de mostrar ao público”, conta Alexia Bonani, 17 anos, aluna do Ensino Médio. Para o estudante do curso técnico de Administração Jean Pierry Machado, 20, essa foi a chance de colocar em prática suas ideias: “Esta experiência inédita na escola permite exercitar a criatividade”.

O conteúdo da primeira obra publicada, Contos de Terror, foi selecionado por meio de um concurso realizado no  Halloween da Etec. “Esse é um livro escrito por alunos para alunos.

A proposta fez muito sucesso”, conta Joseli Marise Benine, coordenadora do projeto. Em seguida foi lançado Contos de Fadas na era da informática. O desafio proposto foi introduzir elementos da tecnologia ao criar estas histórias. Ambos os livros, depois de revisados por uma equipe pedagógica, foram disponibilizados no site Clube dos Atores, voltado à publicação gratuita de livros independentes.

Biblioteca Ativa

O trabalho da Etec de Pirassununga originou do projeto Biblioteca Ativa do Centro Paula Souza, iniciado em 2014 em aproximadamente 200 Etecs. O principal objetivo da iniciativa é estimular os alunos a se apropriarem do ambiente das bibliotecas. “Quanto mais eles lerem melhor vão escrever”, enfatiza Joseli.

Paralelamente, a escola mantém um blog no qual os alunos estão construindo uma história coletiva sobre uma personagem fictícia chamada Camila que veio de Minas Gerais e se matriculou na Etec. Este espaço também foi criado para divulgar os livros do acervo da biblioteca.

Compartilhe


Veja também