Filtro de Daltonismo

Estudantes da Etec de Bebedouro aprendem sobre drones no agro

Curso oferece aulas práticas e teóricas, com foco principal na pulverização de defensivos agrícolas, passando pela proteção ao meio ambiente e operação de aeronaves

19 de fevereiro de 2025 9:20 am Parcerias, Qualificação Profissional

Ao todo, 23 estudantes do curso técnico de Agronegócio participam da formação, que vai até sexta-feira (21) l Foto: Divulgação

Nesta semana, um grupo de 23 estudantes do curso técnico em Agronegócio da classe descentralizada administrada pela Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Idio Zucchi, de Bebedouro, participa de uma capacitação sobre utilização de drones na agricultura. O treinamento é promovido pela Fundação Coopercitrus Credicitrus, parceira do Centro Paula Souza (CPS) na oferta do curso técnico no município.

Drones são aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) cada vez mais usadas na agricultura. Podem ser utilizados para monitorar safras, aplicar defensivos agrícolas, semear e irrigar. “É uma tecnologia que, por exemplo, executa com maior agilidade o trabalho feito com tratores, chegando em locais de difícil acesso por solo e sem danos sobre a vegetação”, explica o diretor da Etec, Lucas da Cruz Silva.

Homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o curso começou na segunda-feira (17) e vai até a próxima sexta-feira (21). Com aulas práticas e teóricas, a qualificação tem foco principal na pulverização dos defensivos, passando pela legislação que rege o uso de drones para aplicação agrícola, proteção ao meio ambiente e operação de aeronaves de forma segura e eficiente.

“É uma formação que amplia e aprofunda os conhecimentos dos alunos e fornece um certificado que incrementa seus currículos, aumentando suas possibilidades no mercado de trabalho”, ressalta o diretor.

Parceria

Em 2019, o CPS e a Fundação de Pesquisas Agroindustriais de Bebedouro (Fupab), conhecida como Fundação Coopercitrus Credicitrus, firmaram um acordo para oferta de dois cursos gratuitos nas instalações da Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB). Além do técnico em Agronegócio, a parceria incluiu o curso superior de tecnologia em Big Data no Agronegócio da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Bebedouro.

Compartilhe


Veja também