Adauto Caramano, aluno da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Prefeito Octavio Pacheco de Almeida, de Jaú, está entre os vinte finalistas do 2º Concurso de Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa […]
Adauto Caramano, aluno da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Prefeito Octavio Pacheco de Almeida, de Jaú, está entre os vinte finalistas do 2º Concurso de Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para participar da competição, o estudante do ultimo ano do curso de Gestão da Produção Industrial (nova nomenclatura do Gestão da Produção de Calçados), desenvolveu duas modelagens: um vestido e um par de sapatos para pessoas com deficiência visual.
Entre as principais características das peças estão a utilização do velcro em substituição aos botões, a ausência de cadarços e fivelas, uso de material texturizado, que permite diferenciar os lados do vestido, e etiquetas impressas em braille para identificação das cores.
“O mercado voltado à pessoas com necessidades especiais não é muito explorado. O Brasil tem mais de 30 milhões de pessoas portadoras de alguma deficiência, este público também deve ser valorizado, por este motivo vale a pena investir”, afirma Caramano.
O objetivo da competição é promover debates a respeito da moda diferenciada, além de incentivar o surgimento de novas soluções e propostas em relação ao vestuário para as pessoas com deficiência. O vencedor ganhará um estágio remunerado na empresa Vicunha Têxtil. A final do concurso será no dia 7 de junho, com desfile no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.