Muito estudo e dedicação. Essa foi a fórmula usada pelo estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Dra. Ruth Cardoso, de São Vicente, Leonardo dos Santos Silva, de 16 anos, […]
Leonardo Silva pretende estudar arquitetura e dar aulas de inglês quando voltar ao Brasil – Foto: Divulgação
Muito estudo e dedicação. Essa foi a fórmula usada pelo estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Dra. Ruth Cardoso, de São Vicente, Leonardo dos Santos Silva, de 16 anos, para ganhar uma bolsa de intercâmbio na cidade de Dallas, no estado norte-americano do Texas. Ele conquistou o primeiro lugar no programa Global Citizens of Tomorrow. O jovem embarcou neste domingo, 9 de agosto, para estudar durante um ano na Hillcrest High School.
Morador da comunidade México 70, na periferia de São Vicente, o aluno da Etec conta que é a primeira vez que fará uma viagem para fora de São Paulo e já está há mais de um mês conversando pela internet com a família que irá recebê-lo. “O contato com pessoas de uma cultura diferente vai trazer novas maneiras de enxergar o mundo, além de reforçar o aprendizado do inglês”, afirma.
O jovem pretende estudar arquitetura e dar aulas de inglês quando voltar ao Brasil. “A experiência internacional trará novos conhecimentos para ajudar a ingressar na faculdade e tentar uma carreira profissional”, destaca.
Nova chamada
A abertura de inscrições para a próxima chamada do concurso será no dia 14 de agosto. Os interessados devem se cadastrar gratuitamente no site www.afsbolsasusa.org.br até as 12h do dia 15 de outubro. Oferecido pela organização voluntária internacional AFS Intercultural Programs, em parceria com a British Petroleum (BP), o programa financia a viagem de adolescentes de baixa renda para complementar seus estudos em escolas regulares norte-americanas.
Além de estudar de graça, os aprovados ficam hospedados em casas de famílias voluntárias e têm suas despesas com passagens, visto e material escolar custeadas pelo programa. Recebem ainda seguro saúde e uma ajuda de custo de 120 dólares por mês durante a experiência.