Aluno da Etec de Cachoeira Paulista apresentará projeto sustentável no México

José Porto Puccini, aluno do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Técnica Estadual (Etec) Marcos Uchôas dos Santos Penchel, em Cachoeira Paulista, conquistou o segundo lugar na primeira edição do Concurso Brasileiro de Projetos […]

19 de agosto de 2015 2:24 pm Institucional

José Porto Puccini desenvolveu um sistema que está em uso na Etec de Cachoeira Paulista – Foto: Gastão Guedes

José Porto Puccini, aluno do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Técnica Estadual (Etec) Marcos Uchôas dos Santos Penchel, em Cachoeira Paulista, conquistou o segundo lugar na primeira edição do Concurso Brasileiro de Projetos Infomatrix, etapa de evento internacional que reuniu jovens latino-americanos engajados em projetos de interesse social. O posto credencia o adolescente à edição mexicana do evento, na cidade de Guadalajara, em maio de 2016.

“Ter ido à edição em Santa Catarinajá valeu a pena. Voltar com uma medalha de prata e uma credencial para o México… não tem felicidade maior”, disse.

A exposição aconteceu entre os dias 12 e 14 de agosto em Lages, em Santa Catarina, e movimentou a escola, que reuniu esforços para arrecadar dinheiro e conquistar um patrocínio para que José e o auxiliar docente João Lourenço pudessem viajar.

O projeto que conquistou a premiação consiste em um sistema de captação e filtragem de água da chuva desenvolvido em 2014 e implantado na própria Etec. A água recolhida é usada para jardinagem e limpeza. O estudante foi selecionado entre 60 inscritos e apresentou o trabalho ao lado de outros 11 finalistas em Santa Catarina para uma banca avaliadora. Antes da Infomatrix, o projeto foi apresentado na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Compartilhe


Veja também