José Porto Puccini, aluno do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Técnica Estadual (Etec) Marcos Uchôas dos Santos Penchel, em Cachoeira Paulista, conquistou o segundo lugar na primeira edição do Concurso Brasileiro de Projetos […]
José Porto Puccini desenvolveu um sistema que está em uso na Etec de Cachoeira Paulista – Foto: Gastão Guedes
José Porto Puccini, aluno do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Técnica Estadual (Etec) Marcos Uchôas dos Santos Penchel, em Cachoeira Paulista, conquistou o segundo lugar na primeira edição do Concurso Brasileiro de Projetos Infomatrix, etapa de evento internacional que reuniu jovens latino-americanos engajados em projetos de interesse social. O posto credencia o adolescente à edição mexicana do evento, na cidade de Guadalajara, em maio de 2016.
“Ter ido à edição em Santa Catarinajá valeu a pena. Voltar com uma medalha de prata e uma credencial para o México… não tem felicidade maior”, disse.
A exposição aconteceu entre os dias 12 e 14 de agosto em Lages, em Santa Catarina, e movimentou a escola, que reuniu esforços para arrecadar dinheiro e conquistar um patrocínio para que José e o auxiliar docente João Lourenço pudessem viajar.
O projeto que conquistou a premiação consiste em um sistema de captação e filtragem de água da chuva desenvolvido em 2014 e implantado na própria Etec. A água recolhida é usada para jardinagem e limpeza. O estudante foi selecionado entre 60 inscritos e apresentou o trabalho ao lado de outros 11 finalistas em Santa Catarina para uma banca avaliadora. Antes da Infomatrix, o projeto foi apresentado na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).