Alunas da Etec de Tupã desenvolvem repelente para prevenir a dengue

As estudante Ana Carolina Balmante, Márcia Rosa Zômpero, Marinete Vieira Seles e Natália Mattos Lista, do curso técnico em Farmácia da Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Massuyuki Kawano, de Tupã, desenvolveram uma loção repelente à […]

16 de junho de 2014 3:30 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Loção repelente criada por alunos da Etec para combater a dengue

As estudante Ana Carolina Balmante, Márcia Rosa Zômpero, Marinete Vieira Seles e Natália Mattos Lista, do curso técnico em Farmácia da Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Massuyuki Kawano, de Tupã, desenvolveram uma loção repelente à base de óleo essencial de cravo. Um dos objetivos do projeto é contribuir com a prevenção à dengue, por meio de um produto mais barato e menos tóxico que os normalmente comercializados. As alunas pretendem também sensibilizar a população a adotar medidas para evitar a doença.

“O óleo contém uma substância chamada Eugenol que possui propriedades antisséptica e inseticida. Ao ser aplicado, o repelente faz com que o mosquito não consiga sentir o cheiro da pele”, explica Tatiana Galassi, orientadora do projeto.

A expectativa do grupo é encontrar um patrocinador para que o produto possa ser comercializado. “Para isso, ainda é necessário aprofundar a pesquisa e realizar testes para reunir amostragens”, ressalta Tatiana.

Compartilhe


Veja também