Primeiro e segundo lugares do ‘Concurso Empreenda Palmital 2025’ foram conquistados por jovens da terceira série do Médio integrado ao Técnico em Administração
Idealizada por quatro estudantes, marca de roupas sustentáveis ‘Ecodelas’ foi a vencedora da competição l Foto: Divulgação
Equipes formadas por alunas da terceira série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Mário Antônio Verza conquistaram os dois primeiros lugares no Concurso Empreenda Palmital 2025. A competição realizada pela prefeitura do município localizado na Região de Marília tem o objetivo de despertar nos jovens o espírito empreendedor, mostrando como uma ideia pode ser estruturada e apresentada como um plano de negócio.
Durante as nove etapas do processo, que começou em maio, os participantes passaram por oficinas, capacitações e orientações sobre inovação, modelo de negócios, marketing e apresentação. Os conteúdos foram ministrados de forma acessível e prática, para que todos os estudantes pudessem participar. Mais de 500 alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade se inscreveram.
As cinco equipes finalistas apresentaram seus planos de negócio a uma banca formada por especialistas dos setores empresarial e educacional. Foram avaliados critérios como impacto social, originalidade e potencial de mercado.
Moda sustentável
Desenvolvida pelas estudantes Isabela Negrão, Isadora Alves, Yasmim Araújo e Yasmim Gonçalves, a ideia de negócio Ecodelas ficou com o primeiro lugar. “Nossa proposta é confeccionar e comercializar pela internet camisetas, ecobags e acessórios, utilizando tecidos ecológicos”, explica Yasmim Gonçalves.
“As estampas devem promover mensagens de conscientização sobre prevenção ao câncer, saúde mental, combate à violência contra a mulher, igualdade de gênero e raça, entre outras. Queremos que o ato de se vestir deixe de ser apenas uma escolha estética e passe a ser também um exercício de empatia e cidadania”, acrescenta a estudante.
Como prêmio pela conquista, as meninas receberam R$ 5 mil e uma bolsa de 50% em curso superior de Administração, além de uma visita à sede do Google, na Capital, com os demais finalistas.
Educação financeira
Já a equipe formada por Lisnara Costa, Lívia Silva, Maria Domingues e Mariana Correia garantiu o segundo lugar com o projeto Donas da Grana. Trata-se de um aplicativo para gestão financeira voltado a mulheres microempreendedoras informais. “Nosso objetivo é promover autonomia econômica por meio da inclusão digital e da educação financeira acessível”, afirma Mariana.
Foram parceiros da Prefeitura de Palmital na realização da competição a Assessoria de Inovação Tecnológica do Centro Paula Souza (Inova CPS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sindicato Comércio Varejista de Palmital (SinComercio), além de empresas locais e escolas participantes.